Você perdeu a marcha lenta ? Eis aqui o manual completo do que você tem que revisar no carro para encerrar de vez com esse problema. Com o tempo vou adicionando novas imagens e materiais para ajudar vocês.
A – Verificar o tanque de combustível, se tem alguma sujeira, efetuar a limpeza. Desmontando se possível, limpando colocam arruelas no fundo do tanque com água, repetindo várias vezes, até que toda sujeira saia.
DICA: Compre um filtro de combustível reserva. Retire o do carro e abra-o para saber se há muita sujeira (lascas de ferrugem por exemplo)
- 1 – Verificar o filtro do tanque de combustível.
Um pouco sobre no post a seguir:
B – Troca de mangueiras ressecadas da linha de combustível (entopem o carburador).
Mangueira do filtro de combustível adiante. Ele é ligado na bomba de combustível -> Desborbulhador -> Carburador.
Mangueira do Canister (carros a gasolina)-> Carburador
C – Problema no Carburador
- 1 – Revisar o número dos Giclês
- 2 – Troca de Reparo
- 3 – Revisão da Base (Flange de Borracha)
- 4 – Boia do Carburador
- 5 – Regulagem de Aceleração – Ar/Combustível:
E é claro a regulagem da aceleração, eu regulava aumentando a aceleração do carro, girando o parafuso para direita (apertando).
Após isso com uma chave de fenda pequena apertava até o final o parafuso ar/combustível. Voltava 6 voltas e meia e ligava o carro. Ele irá ficar bem acelerado. Solte o parafuso da aceleração gradualmente até que o carro quase morra.
Leve suas ferramentas e a chave de fenda e dê uma volta com o carro, é o melhor meio de ajustar a alta e lenta do carro. Caso sinta falta de combustível, solte o parafuso de ar/combustível. Se ficar um pouco mais acelerado na lenta diminua um pouco a aceleração. Entre vários testes e tentativas se acha o tempo ideal.
Obs.: No post Carburador Weber 460 Dutos e Mangueiras estão os locais dos parafusos.
6 – Verificar o interruptor de Marcha Lenta
Interruptor de Marcha lenta é um dispositivo acoplado no carburador que é ligado no pós chave do carro. Tem por função cortar o passagem de combustível quando o carro é desligado.
Servia quando ainda existia no país combustível de qualidade e os carros mesmo após desligados via chave, continuavam com o motor ligado (até se esvaziar o combustível da cuba do carburador).
Porém hoje em dia está em desuso e com preços elevados (se original). Para testar deve ligar o corpo dele no negativo da bateria e a ponta (plug) ligado no positivo, assim ele deverá recolher a ponta. Caso não recolha, troque-o, serre a ponta ou adicione um tampão no seu local. Tampão nº 13.
D- Trocar Filtro de Combustível
Sempre trocar o filtro de combustível no máximo a cada 10.000km, se usa gasolina comum troque antes.
E- Mangueira do Hidrovácuo
Troca da mangueira do hidrovácuo/servo freio e revisão da válvula do servo freio. Comprometem a marcha lenta se há saída de ar. (Casos que o carro morre quando aperta o freio).
F – Troca do canister (para carros a gasolina) – O canister depois de um tempo acaba perdendo seus grãos de carvão que por fim chegam ao carburador prejudicando e interrompendo a passagem de combustível.
- Sobre o canister e a válvula:
G – Verificar o anti chamas, mangueiras relacionadas, tampa do carburador, tampa do filtro de ar
De preferência trocar o anti chamas se o seu contiver muito óleo dentro, ou em mal estado interno.
- 1 – Verificar a tampa do carburador se há óleo:
Se houver óleo, limpe tudo muito bem ! desative a mangueira que sai do anti chamas até a tampa. Seu motor está com problemas ! (subindo muito óleo). O que faz que o óleo com impurezas entre no carburador e suje.
- 2 – Verificar a tampa do filtro de ar e o filtro de ar:
Se não contém óleo ou demais sujeiras. Se o filtro está desativado (sem aquelas duas mangueiras acima, mantenha o bocal interno fechado)