Seu carro está com os seguintes problemas ?

Dificuldade de regulagem
Vaza combustível pelo carburador
Motor apagando (entrada falsa de ar)
Cheiro excessivo de combustível
Perdeu a marcha lenta ? (Limpeza !)

Em complemento aconselho a ver o seguinte post sobre PROBLEMA PARA REGULAR A LENTA
Aproveite que vai desmontar o carburador para revisar o que está abaixo dele e é comum estragar no CHT.

Obs.: Recomenda-se revisar a cada 6 meses o sistema.

Você irá precisar de:

Chave de Fenda – Para retirar cabo do acelerador, afogador e mangueira de combustível.
Chave Philips – Para retirar as tampas dos diafragmas
Chave inglesa nº11 – Para retirar a base do carburador
Chave soquete nº 8 – Para retirar a tampa do filtro de ar
Kit de Reparo Weber 460 – Modelo utilizado Juntas Halley 15.402 / Diafragma LP – R$25,00
CAR 80 – 2 Tubos para limpeza interna do carburador – R$18,00 cada
Cuidado sempre com a entrada do coletor ! Deixar as peças pequenas longe do carro
Filtro de Combustível – R$15,00

  1. RETIRAR A TAMPA

Tampa Gol CHT 1000

Para retirar a tampa acima será preciso de uma chave soquete número 8
Após isso remova as mangueiras de combustível com uma chave de fenda, retire as outras mangueiras, mas guarde bem seus lugares para colocar de volta.

2) CABO DO ACELERADOR

Retire o cabo do acelerador

Ele possui uma ponta (1) com um “prendedor” de encaixe, puxe ele, tracione o cabo para baixo para retirá-lo, logo após com o cabo já solto puxe-o para cima do suporte a partir da borracha (2).

3) CABO DO AFOGADOR

Locais aonde o cabo do afogador é preso

Solte o parafuso que fica preso na ponta do cabo do afogador (1) com a ajuda de um alicate. Após solto com a chave de fenda solte o parafuso que segura a malha do cabo (2).

4) PARAFUSO BASE WEBER 460

Parafusos da Base do Weber 460

 

Porcas e Arruelas do Carburador Weber 460. 4 Porcas nº 11 Base | 4 Porcas nº8 tampa | Prendedor do cabo do acelerador | Arruelas de Pressão da Base

Depois das mangueiras retiradas, cabo do acelerador, cabo do afogador pode retirar com uma chave inglesa nº11 os parafusos da base do carburador. São no total 4 parafusos, 2 de cada lado e todos possuem arruela de pressão. Retire tudo um a um e separe em lugar seguro.

5) CARBURADOR EM MÃOS

Remova a mangueira do desafogador

Com o carburador em mãos vire ele para retirar um pouco da gasolina que fica armazenado nele.

Com uma chave de fenda desparafuse os 6 parafusos indicados na foto.

Parafusos Weber 460

Após remover os parafusos a tampa estará solta. Levante ela com cuidado para não danificar a boia.

Weber 460 sem Tampa

Na traseira do carburador:

“Costas” do Carburador

1) Diafragma de aceleração
2) Diafragma de máxima

Para o trabalho foram utilizadas juntas da Halley (ótima qualidade)

Observação LIMPEZA: Após desmontar o diafragma de aceleração e máxima, retirado os Gicles, Bico Injetor (Bengalinha), Difusores/Venturi
Poderá ser limpa a carcaça por dentro com um descarbonizante CAR80.

CAR 80

CAR 80

Jogue o produto dentro do carburador e deixe reagir por 15 minutos, deixe escorrer um pouco e passe mais um pouco de descarbonizante a fim de limpar eventual sujeira que fique dentro após a reação, gire o eixo do acelerador para ajudar na limpeza. Passe também nos giclês. E a bengalinha assopre (irá sair um pouco de combustível) para saber se não está entupida e é necessária uma troca.

5a) DIAFRAGMA DE ACELERAÇÃO

Diafragma de aceleração

 

Diafragma de Aceleração

Diafragma de Aceleração Velho (esq.) / Novo (dir.)

 

Diafragma de Aceleração Velho (esq.) / Novo (dir.)

Com uma chave Philips retire primeiro três parafusos e por último o quarto, há uma mola interna que pode escapar.

Junta do Diafragma

 

Mola do Diafragma centralizada

 

Centralize a mola junto a marcação do diafragma

Centralize a mola e o diafragma para poder parafusas. A ordem é mola/diafragma/junta.

5B) DIAFRAGMA DE MÁXIMA

Diafragma de Máxima da LP

O local para troca da diafragma da máxima foi citado anteriormente, ele possui 3 parafusos philips e também possui mola.

Diafragma de máxima Usada (esq.) / Nova (dir.)

 

Local do diafragma de máxima e gicle de máxima.

Limpe bem o local para que a junta vede bem e teste a bolinha do gicle de máxima se ela entra e volta, caso não será necessário reparos.

Local e posição do diafragma

Instalação Diafragma (exemplo da foto com o diafragma antigo)

A ordem da instalação do Diafragma de Máxima é Diafragma/Mola/Tampa.
Diferentemente da instalação do Diafragma de Aceleração que é Mola/Diafragma/Junta/Tampa.

5C) JUNTA DA BOIA

Para trocar a junta da boia recomendo ver o post sobre como regular a boia do carburador (clique aqui).

É preciso retirar a boia removendo a haste da mesma com ajuda de um alicate. Após colocada a junta retornar com a boia

Junta Nova Instalada

 

Detalhe para a haste da boia no “gancho” da agulha

Obs.: Teste a vedação da boia com a tampa virada.

Por fim coloque a tampa do carburador, verifique o funcionamento da boia assoprando a entrada de combustível e  vira o carburador de cabeça para baixo para testar o fechamento da boia. E ligue a mangueira do desafogador.

Coloque a junta da tampa que ajuda a manter o sistema limpo.

Junta da Tampa (Kit Reparo da Halley possui !)

Acima do defletor coloque as juntas:

Juntas da Base

Após colocado o carburador no local é só por as arruelas de pressão, as porcas fixando a base do carburador, instalar a mangueira de combustível e as outras mangueiras, cabo de aceleração e cabo do afogador, plugar o interruptor de marcha lenta caso tenha.

Obs.: Após a limpeza do carburador é bom aproveitar e trocar o filtro de combustível. Deixe o carro ligado por algum tempo até aquecer, teste a aceleração com ele parado.

BOM TRABALHO !

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