Olá leitores do site Gol CHT. O post de hoje será sobre a escolha do melhor pneu para Gol Quadrado, melhor custo beneficio com segurança ! E quando devo trocar de pneu ?
Fazendo uma revisão nos Pneus vejo que já não estão tão bons assim, tenho eles a mais de 2 anos, o dono antigo do carro que havia comprado, mas não sei a quanto tempo ele o utilizava. E queria fazer o alinhamento, geometria e balanceamento dos pneus.
O pior pneu era o da frente lado do passageiro. Demonstrando que há um certo desalinhamento no carro, os pneus da frente foram os mais gastos (tração dianteira) sendo o pneu da direita o mais gasto de todos.
Pesquisei entre as lojas da região, o melhor preço que encontrei foi em uma cidade próxima a de onde vivo.
Chegando lá na expectativa de trocar 2 pneus, fazer alinhamento, geometria, foi descoberto um problema.
A barra de direção !
As barras de direção estavam tortas.
Inclusive os Terminais de Direção estavam com aspecto bem ruim. Decidi aproveitar a viagem e trocar.
Foram escolhidos as Barras de 1ª Linha da Nakata:
- Barra de Direção Lado Direito Nakata N-1034 – R$160
- Barra de Direção Lado Esquerdo Nakata N-1044 – R$216,60
Falaram que a Barra de Direção do Lado Direito não vem com o Terminal de Direção (Modelo TDI1022) e adicionaram a conta mais R$60 pela peça. Fica a dúvida.
O local aonde as Barras De Direção ficam são as seguintes:
Ao retirar as rodas foi constatado e demonstrado pra mim vários amassados, inclusive a marretadas no centro da roda, de possível reparo a solda. Por serem rodas originais Volkswagen e de certa forma raras, foi perguntado se queria fazer a reparação delas Aro 13 era R$50 por roda.
Como o estrago já estava ficando grande… e todas as rodas necessitavam de algum tipo de reparo, decidi levar o jogo completo de pneus. Além disso, fazer o reparo completo das rodas, porém, foi visto que as rodas possuíam o processo de “diamantação” que proporciona alto brilho a roda, o que aumentaria os custos, já que nelas iriam ser feitas um processo de alta temperatura (“colocam as rodas no forno”) e vão corrigindo os defeitos sem precisar tornear (o que torna as rodas mais frágeis por retirar material dela), devido a temperatura há a alteração da pintura, sendo preciso refazê-la e a diamantação. Segundo a tabela para Aro 13 adicione mais R$300 a esse cálculo.
Contudo, quando pronto (demora até 10 dias para ficarem prontas), o Gol estará com 4 rodas e 4 pneus NOVOS e balanceados !! (e válvulas novas). Devido ao tempo demorado desse procedimento todo, eles emprestam rodas para poder usar o carro, no caso especifico foram 4 rodas com pneus um de cada marca e aro 14, vale a experiência !
No retorno irão refazer o alinhamento e geometria 3D com as rodas restauradas.
Escolha do Pneu menos pior para o Estepe
O estepe era de uma um Goodyear GPS, entre os 4 Pneus escolhemos o menos pior para ser utilizado como estepe.
No caso não foi escolhido nenhum dos pneus acima, havia um outro melhor, porém utilizo a imagem como ilustração, com qual pneu você ficaria ? O da esquerda (nº 1) ou o da direita (nº 2) ?
Os pneumáticos vem com uma indicação chamada TWI (Tread Wear Indication – Indicação de desgaste ), na imagem eles estão destacados dentro do retângulo azul (clique na imagem para aumentá-la). Pneus com sulcos abaixo de 1,6 milímetros oferecem riscos a segurança e são passíveis de multa (R$ 195,23 e 5 pontos na CNH, para CADA pneu !), além disso é passível a retenção do veículo até a regularização.
Sobre qual pneu é o melhor, a resposta é: nenhum dos dois está devidamente regularizado para andar ! Porém o mais perigoso é o da Direita (nº 2), por estar com um trecho lateral liso, o nº 1 aparenta estar com a borracha mais danificada, mas possui sulcos em todos os pontos de contato. O nº 2 estaria melhor se houvesse tido o alinhamento e geometria no tempo certo.
Pneu – Qual melhor Pneu devo Escolher ?
- Como inicialmente iria levar dois pneus, havia escolhido com a mesma referência que eu estava utilizando 165/70 R13. Porém devido aos novos fatos que me levaram a trocar os quatro havia mais liberdade de escolha. Após conversa com um amigo que participa de competições de corrida, me foi recomendado o modelo 175/70 R13, que é um modelo mais largo que o 165, a altura é praticamente a mesma e pelo aumento de borracha o carro ganha 7mm de altura, porém por ser de maior largura e ter mais borracha ele ganha mais aderência, conforto, segurança, tanto em curva como para subir a serra. Por ter mais contato com o solo esforço do motor é um pouco maior para sair da inércia devido a esse aumento de tamanho (+2.5% de diâmetro) e o gasto com combustível também é maior, mas de valor irrisório.
Se eu trocar dois pneus em qual lugar devo colocá-los ?
- No caso do Gol que possui tração dianteira creio que o melhor seja por os melhores pneus nas rodas de trás, pois devido ao peso do motor estar na frente e a tração, fora o peso do motorista, o contato com o solo é forçado, o que melhora a aderência ao solo.
Experiência com Barras de Direção Novas, Alinhamento e Geometria
- Mesmo com rodas emprestadas e Aro 14 (eu uso aro 13), o carro se tornou mais leve, muito bom de curvas, estável, levemente mais confortável tanto para passar em lombadas como para manobrar. Único ponto negativo é para ele sair de primeira marcha que está um pouco mais pesado e na ré. Creio que o Aro 13 175/70 une o melhor dos mundos, mantendo a originalidade do aro, o conforto e segurança de uma maior espessura de borracha e área de contato, ainda mais pra quem gosta de correr e enfrentar qualquer terreno.
Espero que tenham gostado, deixe seus relatos e duvidas no site ou envie para o e-mail [email protected]. Abraços ! E até a próxima.