Olá leitores do site Gol CHT. O post de hoje será sobre a escolha do melhor pneu para Gol Quadrado, melhor custo beneficio com segurança ! E quando devo trocar de pneu ?
Fazendo uma revisão nos Pneus vejo que já não estão tão bons assim, tenho eles a mais de 2 anos, o dono antigo do carro que havia comprado, mas não sei a quanto tempo ele o utilizava. E queria fazer o alinhamento, geometria e balanceamento dos pneus.

Pneu Traseiro Direito

Pneu Frente Esquerda

Pneu Traseiro Esq

Pneu Frente Direita

Pneu Frente Direita

 

 

 

 

 

 

 

 

O pior pneu era o da frente lado do passageiro. Demonstrando que há um certo desalinhamento no carro, os pneus da frente foram os mais gastos (tração dianteira) sendo o pneu da direita o mais gasto de todos.

Pesquisei entre as lojas da região, o melhor preço que encontrei foi em uma cidade próxima a de onde vivo.

Chegando lá na expectativa de trocar 2 pneus, fazer alinhamento, geometria, foi descoberto um problema.

A barra de direção !

Barras de Direção do Gol. Barra do Lado esquerdo (item acima). Barra do Lado Direito (item abaixo na foto)

As barras de direção estavam tortas.

Terminal de Direção da Barra de Direção

Inclusive os Terminais de Direção estavam com aspecto bem ruim. Decidi aproveitar a viagem e trocar.

Foram escolhidos as Barras de 1ª Linha da Nakata:

  • Barra de Direção Lado Direito Nakata N-1034 – R$160
  • Barra de Direção Lado Esquerdo Nakata N-1044 – R$216,60

Falaram que a Barra de Direção do Lado Direito não vem com o Terminal de Direção (Modelo TDI1022) e adicionaram a conta mais R$60 pela peça. Fica a dúvida.

O local aonde as Barras De Direção ficam são as seguintes:

Ao retirar as rodas foi constatado e demonstrado pra mim vários amassados, inclusive a marretadas no centro da roda, de possível reparo a solda. Por serem rodas originais Volkswagen e de certa forma raras, foi perguntado se queria fazer a reparação delas Aro 13 era R$50 por roda.

Balanceamento da Roda

Rodas em Diversos Ângulos (Clique para ver a imagem ampliada)

Como o estrago já estava ficando grande… e todas as rodas necessitavam de algum tipo de reparo, decidi levar o jogo completo de pneus. Além disso, fazer o reparo completo das rodas, porém, foi visto que as rodas possuíam o processo de “diamantação” que proporciona alto brilho a roda, o que aumentaria os custos, já que nelas iriam ser feitas um processo de alta temperatura (“colocam as rodas no forno”) e vão corrigindo os defeitos sem precisar tornear (o que torna as rodas mais frágeis por retirar material dela), devido a temperatura há a alteração da pintura, sendo preciso refazê-la e a diamantação. Segundo a tabela para Aro 13 adicione mais R$300 a esse cálculo.

Contudo, quando pronto (demora até 10 dias para ficarem prontas), o Gol estará com 4 rodas e 4 pneus NOVOS e balanceados !! (e válvulas novas). Devido ao tempo demorado desse procedimento todo, eles emprestam rodas para poder usar o carro, no caso especifico foram 4 rodas com pneus um de cada marca e aro 14, vale a experiência !

No retorno irão refazer o alinhamento e geometria 3D com as rodas restauradas.

Aparelho de Geometria 3D (computadorizada)

Escolha do Pneu menos pior para o Estepe

Estepe

O estepe era de uma um Goodyear GPS, entre os 4 Pneus escolhemos o menos pior para ser utilizado como estepe.

comparativo pneu gol quadrado

Escolha do Menos Pior

No caso não foi escolhido nenhum dos pneus acima, havia um outro melhor, porém utilizo a imagem como ilustração, com qual pneu você ficaria ? O da esquerda (nº 1) ou o da direita (nº 2) ?

Os pneumáticos vem com uma indicação chamada TWI (Tread Wear IndicationIndicação de desgaste ), na imagem eles estão destacados dentro do retângulo azul (clique na imagem para aumentá-la). Pneus com sulcos abaixo de 1,6 milímetros oferecem riscos a segurança e são passíveis de multa (R$ 195,23 e 5 pontos na CNH, para CADA pneu !), além disso é passível a retenção do veículo até a regularização.

Sobre qual pneu é o melhor, a resposta é: nenhum dos dois está devidamente regularizado para andar ! Porém o mais perigoso é o da Direita (nº 2), por estar com um trecho lateral liso, o nº 1 aparenta estar com a borracha mais danificada, mas possui sulcos em todos os pontos de contato. O nº 2 estaria melhor se houvesse tido o alinhamento e geometria no tempo certo.

Pneu – Qual melhor Pneu devo Escolher ?

  • Como inicialmente iria levar dois pneus, havia escolhido com a mesma referência que eu estava utilizando 165/70 R13. Porém devido aos novos fatos que me levaram a trocar os quatro havia mais liberdade de escolha. Após conversa com um amigo que participa de competições de corrida, me foi recomendado o modelo 175/70 R13, que é um modelo mais largo que o 165, a altura é praticamente a mesma e pelo aumento de borracha o carro ganha 7mm de altura, porém por ser de maior largura e ter mais borracha ele ganha mais aderência, conforto, segurança, tanto em curva como para subir a serra. Por ter mais contato com o solo esforço do motor é um pouco maior para sair da inércia devido a esse aumento de tamanho (+2.5% de diâmetro) e o gasto com combustível também é maior, mas de valor irrisório.

Se eu trocar dois pneus em qual lugar devo colocá-los ?

  • No caso do Gol que possui tração dianteira creio que o melhor seja por os melhores pneus nas rodas de trás, pois devido ao peso do motor estar na frente e a tração, fora o peso do motorista, o contato com o solo é forçado, o que melhora a aderência ao solo.

Experiência com Barras de Direção Novas, Alinhamento e Geometria

  • Mesmo com rodas emprestadas e Aro 14 (eu uso aro 13), o carro se tornou mais leve, muito bom de curvas, estável, levemente mais confortável tanto para passar em lombadas como para manobrar. Único ponto negativo é para ele sair de primeira marcha que está um pouco mais pesado e na ré. Creio que o Aro 13 175/70 une o melhor dos mundos, mantendo a originalidade do aro, o conforto e segurança de uma maior espessura de borracha e área de contato, ainda mais pra quem gosta de correr e enfrentar qualquer terreno.

Espero que tenham gostado, deixe seus relatos e duvidas no site ou envie para o e-mail [email protected]. Abraços ! E até a próxima.

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