Olá ! Hoje o tema é sobre a Troca de Óleo do GOL, dedicada especialmente para a versão CHT 1000, mas serve também para outras versões de quadrados da Volkwagen AP e CHT (sempre verificar o manual !)
O óleo recomendado para o GOL é o: 20w50 API SL
Obs.: O recomendado pelo manual é 20W40, mas devido o desgaste das peças do motor necessita um óleo mais viscoso (leia-se grosso).
(Manual: Óleo SAE 30, 20W40 API SE ou API SF. Óleo SAE 40 temperatura média ambiente superior a 25º)
Quanto a indicação do manual ser API SE ou API SF são tipos de óleo já ultrapassados.
O API SE era utilizado para veículos 1972-1979 aonde foi introduzido inibidor de oxidação à alta temperatura. Já o API SF foi uma atualização do SE para veículos de 1980-1988, introduzindo aditivo contra borra, ferrugem e desgaste. Depois desse veio o SG e o SH, todos obsoletos. (Link para saber mais)
Em uso atualmente estão os óleos API SJ, API SL e API SM (o mais atual a partir de 2004).
Quantidades de Abastecimento:
- Com troca de filtro: 3,5L
- Sem troca de filtro: 3L
Só verifica-se o nível de óleo com o motor parado a mais de 3 minutos em terreno plano. É analisado através da vareta de medição que próximo a ponta possui uma parte achatada que deve ser limpa, reinserida e retirada do local para ser aferido o nível de óleo.
Dica: O filtro deve ser reinstalado manualmente vindo por cima (aonde há espaço), pois o radiador impede a passagem do filtro por outras direções para a sua colocação no carro.
Trata-se de um óleo multiviscoso. Diferente, por exemplo de um SAE 20W que é monoviscoso.
O primeiro número (20) é a indicação da viscosidade na partida com o motor frio (baixa temperatura), a medida que o motor aquece (alta temperatura) a viscosidade começa a corresponder ao segundo número (50), não se afinando mais do que isso.
Observação interessante: O óleo 20W pode trabalhar em ambientes de no mínimo -15ºC.
O consumo normal de óleo pelo motor é de até 1L a cada 1000km.
O período recomendado de troca do óleo é:
Regime | Leve | Severo |
Km | 10000 | 5000 |
Meses | 12 | 6 |
A viscosidade do óleo se altera com o seu uso, portanto é obrigatório a troca do mesmo para o bom funcionamento do motor. Além disso cada marca possui sua receita de aditivos. Como varia muito de marca para marca recomendo ver os detalhes técnicos de cada óleo para escolher qual o melhor para seu carro e bolso.
O uso severo é caracterizado por uso frequente em estradas com poeiras, sem pavimentação, trajetos curtos, uso do motor em temperaturas abaixo do ideal, uso do carro em baixas rotações (aonde há transito lento que se usa repetidamente a marcha lenta), longos períodos do carro sem uso (ligue ele pelo menos 1 vez por semana !).
Óleo F1 Master Ipiranga 20W50
- Viscosidade Cinemática a 100°C cSt 17,00
- Viscosidade Cinemática a 40°C cSt 133,4
Mobil Super 20W50
- Viscosidade Cinemática a 100°C cSt 17,8
- Viscosidade Cinemática a 40°C cSt 146
Castrol GTX 20W50
- Viscosidade Cinemática a 100°C cSt 17,25
- Viscosidade Cinemática a 40°C cSt 168,2
Recomendo sempre manter 2L de óleo no porta malas em casos de emergência ou para revisão semanal do carro (óleo e água) repondo se necessário até o limite indicado pela vareta.
Pode usar óleos semissintéticos em carros com alta quilometragem ?
- Pode, desde que o motor esteja em perfeitas condições (sem borra), pois trata-se de um óleo com muitos aditivos que podem retirar impurezas nas galerias do motor e entupir a bomba de óleo por exemplo.
Obs.: O site GolCht.com.br recomenda a troca do óleo a cada 5mil km junto com a troca do filtro.
Para verificar o Óleo para o seu carro, período de troca, tamanho do cárter acesso o site da Mobil (Clique aqui):
Para mais informações sobre óleo: Acesse o site Óleo para Carros (Clique aqui)
Teste de Óleo semisintético em um GOL 1.8 AP (Clique aqui)
Sobre óleo mineral, sintético – Composição Óleo de Motor