Com quantas libras se deve calibrar os Pneus da linha “Quadrada” da Volkswagen e quais são seus pneus e aros originais ? Confira a seguir.
O modelo Gol 1000 na sua originalidade utilizava o modelo “145 SR 13”, traduzindo essas medidas significam:
145 = Largura (mm) | SR = 82 Altura | 13 = Aro (diâmetro)
Como esses pneus não são mais fabricados, recomendo o uso do mesmo pneu do Gol e Voyage (175/70/R13), que possui maior conforto, aderência, segurança em curvas, durabilidade que o 165 (menos largo), o carro não fica com a sensação de pesado (em marcha lenta), não pega em nenhuma parte interna, a dirigibilidade permanece intacta !
Já para os outros modelos de Gol segue lista de quais são as calibragens ideais e aro original. Outro ponto para se ver é com a fabricante de seu pneu qual a calibragem recomendada para o mesmo.
O primeiro número é da calibragem do eixo dianteiro e o segundo do traseiro.
- Ex.: 29/30 – 29 para pneus dianteiros e 30 para pneus traseiros.
Segundo os Manuais Volkswagen:
Gol GTI, Gol GTS, GT 1.8 | Meia Carga | Carga Máxima |
185/60 HR 14 | 26/26 | 26/30 |
Parati (exceto GLS) | Meia Carga | Carga Máxima |
175/70 SR 13 | 24/28 | 24/34 |
Parati GLS | Meia Carga | Carga Máxima |
185/60 HR 14 | 26/28 | 26/34 |
¹Voyage, Gol e ²Furgão | Meia Carga | Carga Máxima |
¹175/70 SR 13 | ²155 SR 13* | 24/26 | 24/30 |
Saveiro | Meia Carga | Carga Máxima |
175/70 SR 13 | 24/32 | 24/35 |
Saveiro Sunset | Meia Carga | Carga Máxima |
185/60 HR 14 | 26/30 | 26/34 |
Gol 1000 (Medida Original) | Meia Carga | Carga Máxima |
145 SR 13 (145/82/13) | 26/28 | 28/32 |
Gol BX (Chaleira) (Medida Original) | Meia Carga | Carga Máxima |
155 SR 13 (radial) | 22/26 | 24/30 |
Obs.: A calibragem do estepe em todas situações tem o valor da roda traseira em máxima carga.
145/80 R13 | 24/26 libras | 25/27 libras |
165/70 R13 | 27/29 libras | 28/30 libras |
175/70 R13 | 27/29 libras | 28/30 libras |
185/70 R13 | 27/29 libras | 28/30 libras |
Meia Carga | Carga Plena | |
Dianteiro/Traseiro | Dianteiro/Traseiro | |
175/65 R14 | 28/29 libras | 28/30 libras |
175/70 R14 | 28/30 libras | 30/32 libras |
185/60 R14 | 28/29 libras | 30/31 libras |
185/65 R14 | 28/29 libras | 30/31 libras |
195/60 R14 | 30/32 libras | 32/34 libras |
195/50 R15 | 29/32 | 30/32 |
195/55 R15 | 29/32 | 30/32 |
195/60 R15 | 30/32 | 30/32 |
Aro 16
185/55 R16 | 28/32 | 31/33 |
205/55 R16 | 28/32 | 31/33 |
205/60 R16 | 28/32 | 31/33 |
215/55 R16 | 28/32 | 31/33 |
215/60 R16 | 29/31 | 32/32 |
Obs.:
- Nunca coloque um pneu novo em conjunto com um gasto, num mesmo eixo.
- Não use pneus de marcas e tipos diferentes em um mesmo eixo
- Ao substituir um pneu, substitua também a válvula
- Somente utilize pneus e aros especificados.
- Os pneus novos não possuem capacidade máxima de aderência. Por isso, os primeiros 100km devem ser percorridos com velocidade moderada.
- Desajuste da suspensão e desequilíbrio das rodas. Para isso, recomendamos balancear as rodas, estática e dinamicamente, a cada 7500km e após cada reparo em que seu pneu tenha sido removido do aro.
- Ao subir em guias ou outros obstáculos, faça-o mais frontalmente possível, para evitar danos nos pneus e rodas.
- Verifique periodicamente o estado dos pneus quanto a danos ou corpos estranhos presos à banda de rodagem.
- Os pneus devem ser substituídos quando o desgaste da banda de rodagem atingir os indicadores existentes no fundo dos sulcos.
Aro 13 165/70 no Gol 1000 é excelente, mas perde um pouco de contato com o solo para subir aclive. Já o 175 demonstra ser o melhor custo beneficio, de conforto, curvas, segurança. Aro 14+ para o Gol 1000 perde um pouco de desempenho em marcha lenta.
Aro 15 195/60 com suspensão original a traseira já raspa se houver carga.
Aros 16+ para o Gol deve ser perfil baixo.
Aro 17 – Precisa de adaptação no Gol e depende do Offset. 205/40 recomendado, mas com sobrepeso pode raspar.
Obs.: O site GolCht recomenda utilizar os parâmetros originais do carro para sua maior segurança. Siga o manual.
Fonte: Tabela de Pneus e Calibragem Pirelli (Página mudou)
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