Com quantas libras se deve calibrar os Pneus da linha “Quadrada” da Volkswagen e quais são seus pneus e aros originais ? Confira a seguir.

O modelo Gol 1000 na sua originalidade utilizava o modelo “145 SR 13”, traduzindo essas medidas significam:

145 = Largura (mm) |  SR = 82 Altura  | 13 = Aro (diâmetro)

Como esses pneus não são mais fabricados, recomendo o uso do mesmo pneu do Gol e Voyage (175/70/R13), que possui maior conforto, aderência, segurança em curvas, durabilidade que o 165 (menos largo), o carro não fica com a sensação de pesado (em marcha lenta), não pega em nenhuma parte interna, a dirigibilidade permanece intacta !

Já para os outros modelos de Gol segue lista de quais são as calibragens ideais e aro original. Outro ponto para se ver é com a fabricante de seu pneu qual a calibragem recomendada para o mesmo.

O primeiro número é da calibragem do eixo dianteiro e o segundo do traseiro.

  • Ex.: 29/30 – 29 para pneus dianteiros e 30 para pneus traseiros.

Segundo os Manuais Volkswagen:

Gol GTI, Gol GTS, GT 1.8 Meia Carga Carga Máxima
185/60 HR 14 26/26 26/30

 

Parati (exceto GLS) Meia Carga Carga Máxima
175/70 SR 13 24/28 24/34

 

Parati GLS Meia Carga Carga Máxima
185/60 HR 14 26/28 26/34

 

¹Voyage, Gol e ²Furgão Meia Carga Carga Máxima
¹175/70 SR 13 | ²155 SR 13* 24/26 24/30

 

Saveiro Meia Carga Carga Máxima
175/70 SR 13 24/32 24/35

 

Saveiro Sunset Meia Carga Carga Máxima
185/60 HR 14 26/30 26/34

 

Gol 1000 (Medida Original) Meia Carga Carga Máxima
145 SR 13 (145/82/13) 26/28 28/32

 

Gol BX (Chaleira) (Medida Original) Meia Carga Carga Máxima
155 SR 13 (radial) 22/26 24/30

Obs.: A calibragem do estepe em todas situações tem o valor da roda traseira em máxima carga.

Outras medidas:
Aro 13
145/80 R13 24/26 libras 25/27 libras
165/70 R13 27/29 libras 28/30 libras
175/70 R13 27/29 libras 28/30 libras
185/70 R13 27/29 libras 28/30 libras

 

Aro 14
Meia Carga Carga Plena
Dianteiro/Traseiro Dianteiro/Traseiro
175/65 R14 28/29 libras 28/30 libras
175/70 R14 28/30 libras 30/32 libras
185/60 R14 28/29 libras 30/31 libras
185/65 R14 28/29 libras 30/31 libras
195/60 R14 30/32 libras 32/34 libras
Aro 15
195/50 R15 29/32 30/32
195/55 R15 29/32 30/32
195/60 R15 30/32 30/32

 

Aro 16

185/55 R16 28/32 31/33
205/55 R16 28/32 31/33
205/60 R16 28/32 31/33
215/55 R16 28/32 31/33
215/60 R16 29/31 32/32

Obs.:

  • Nunca coloque um pneu novo em conjunto com um gasto, num mesmo eixo.
  • Não use pneus de marcas e tipos diferentes em um mesmo eixo
  • Ao substituir um pneu, substitua também a válvula
  • Somente utilize pneus e aros especificados.
  • Os pneus novos não possuem capacidade máxima de aderência. Por isso, os primeiros 100km devem ser percorridos com velocidade moderada.
  • Desajuste da suspensão e desequilíbrio das rodas. Para isso, recomendamos balancear as rodas, estática e dinamicamente, a cada 7500km e após cada reparo em que seu pneu tenha sido removido do aro.
  • Ao subir em guias ou outros obstáculos, faça-o mais frontalmente possível, para evitar danos nos pneus e rodas.
  • Verifique periodicamente o estado dos pneus quanto a danos ou corpos estranhos presos à banda de rodagem.
  • Os pneus devem ser substituídos quando o desgaste da banda de rodagem atingir os indicadores existentes no fundo dos sulcos.

Aro 13 165/70 no Gol 1000 é excelente, mas perde um pouco de contato com o solo para subir aclive. Já o 175 demonstra ser o melhor custo beneficio, de conforto, curvas, segurança. Aro 14+ para o Gol 1000 perde um pouco de desempenho em marcha lenta.

Aro 15 195/60 com suspensão original a traseira já raspa se houver carga.

Aros 16+ para o Gol deve ser perfil baixo.

Aro 17 – Precisa de adaptação no Gol e depende do Offset. 205/40 recomendado, mas com sobrepeso pode raspar.

 

Obs.: O site GolCht recomenda utilizar os parâmetros originais do carro para sua maior segurança. Siga o manual.

 

Fonte: Tabela de Pneus e Calibragem Pirelli (Página mudou)

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