O filtro canister foi implementado nos anos 90 (exatamente em 1989 em alguns projetos de carros) para reduzir a poluição e seguir as leis sobre poluição.

Obs.: carros a álcool não utilizam esse sistema.

É composto por um tubo com carvão ativado que reutiliza os gases emitidos pela gasolina e é transmitido até o coletor que os queima novamente.

Filtro Canister do GOL CHT

 

Canister/Válvula com problema apresenta os seguintes defeitos no carro:

  • Entupimento do carburador: Se o seu já tem mais de 20 anos, já está na hora de trocá-lo, pois pode haver resíduos que comprometem o funcionamento do carburador (pedaços de carvão ativado que entopem as agulhas). Custo entre R$100-200;
  • Lenta irregular e oscilações, perda do desempenho;
  • Alto consumo.

 

Ligação Mangueiras GOL CHT

Acima está a ligação das mangueiras entre carburador, motor, distribuidor e o Canister no Gol CHT 1000. O carburador no caso um Weber 460, gera um vácuo na mangueira central da válvula que interrompe a passagem de vapor de gasolina vindo do canister que entra pela tampa do carburador.

 

Válvula Original a (esq.) | Válvula de Reposição (dir.)

 

Válvula Original 035 133 517.2 2ea infelizmente não se encontra mais no mercado. Apenas a paralela da marca AJE.

 

TESTE DA VÁLVULA: 

Aspire a entrada como indicado na imagem, se passar algum ar a válvula está com problema de vedação e deve ser trocada. Deve ser verificada na hora da instalação a direção da válvula.

 

Bom fim de semana a todos !

 

 

 

 

 

Anúncios