O filtro canister foi implementado nos anos 90 (exatamente em 1989 em alguns projetos de carros) para reduzir a poluição e seguir as leis sobre poluição.
Obs.: carros a álcool não utilizam esse sistema.
É composto por um tubo com carvão ativado que reutiliza os gases emitidos pela gasolina e é transmitido até o coletor que os queima novamente.
Canister/Válvula com problema apresenta os seguintes defeitos no carro:
- Entupimento do carburador: Se o seu já tem mais de 20 anos, já está na hora de trocá-lo, pois pode haver resíduos que comprometem o funcionamento do carburador (pedaços de carvão ativado que entopem as agulhas). Custo entre R$100-200;
- Lenta irregular e oscilações, perda do desempenho;
- Alto consumo.
Acima está a ligação das mangueiras entre carburador, motor, distribuidor e o Canister no Gol CHT 1000. O carburador no caso um Weber 460, gera um vácuo na mangueira central da válvula que interrompe a passagem de vapor de gasolina vindo do canister que entra pela tampa do carburador.
TESTE DA VÁLVULA:
Aspire a entrada como indicado na imagem, se passar algum ar a válvula está com problema de vedação e deve ser trocada. Deve ser verificada na hora da instalação a direção da válvula.
Bom fim de semana a todos !