Boa noite a todos, após uma série de complicações e quase 1 ano de dor de cabeça com um carburador recondicionado de má qualidade, após muitas pesquisas decidi comprar um Mecar. Segundo consta melhoraram muito a qualidade de produção no último ano, corrigindo eventuais problemas na sua composição.
Aprendi diversas coisas ao longo do tempo com o Gol, até que existem os tais carburadores Chineses, de péssima qualidade que se desintegram depois de alguns meses. Mecar “scrap” aonde utilizam a tampa de X marca, ou foi aproveitado algum descarte de carcaça em mal estado e montam um “frankestein” barato, eu cai na história do carburador recondicionado de má qualidade, esses encontrados no Mercado Livre, não vale a pena, só se você quer se estressar, o meu por exemplo veio com giglagem errada, toda perfurada, fissuras nos parafusos, não veio o suporte do cabo do acelerador, nem cápsula do 2 estágio, foram meses de incomodações e marcha lenta problemática.
Meus conselhos: pegue um recondicionado de alguém que você acompanha o trabalho e seja sério, no Youtube há alguns. Ou fique com um novo desde que não seja chinês. NÃO existe carburador bom Weber 460 por menos de R$400, nem “recondicionado, nem novo, só sendo Chinês, com problema ou peça faltando. Até porque só os reparos, juntas de qualidade, boia, agulha (marca DS), gigles alcançam os R$100+.
Mecar 460 primeiras impressões:
O carburador veio numa caixa da marca de papelão, infelizmente os correios ignoraram a parte do “Produto Frágil” impresso em papel branco no outro lado da caixa. Felizmente na área amassada não havia nada, apenas alguns papelões “protegendo” e preenchendo o espaço ao lado do carburador.
Me pareceu bem construido, material bem feito, considero “liso” (tecnicamente quanto mais “rugas” mais propensão a defeitos, fissuras nesse tipo de material, sendo um estudo sobre essa liga “Zamak”).
Eles tomaram cuidado em por um filtro na entrada de combustível para os mais desavisados que não limparam o tanque de combustível ou não trocam o filtro a um bom tempo, assim aumentando a durabilidade do produto que nesse modelo principalmente é famoso por entupir com ciscos e facilitando a sua limpeza.
Outro cuidado que eles tiveram foi com a entrada da mangueira do canister, veio com um redutor. Sendo assim podendo o canister ser desativado temporariamente caso ele esteja com problema (muito tempo sem trocar e enviando sujeiras que podem prejudicar o funcionamento do carburador) ou a válvula do canister estiver com problemas não vedando completamente.
Ele não vem com o regulador de marcha lenta, menos uma coisa para dar problema, ele não é mais necessário devido a gasolina de péssima qualidade que temos podendo atrapalhar e muito em caso de problema. Esse interruptor é responsável por cortar o combustível em marcha lenta quando o carro não está ligado.
Algo que achei estranho foi o suporte do carburador de cabeça para baixo, mas não é nenhum problema, apenas um detalhe.
A parte inferior me pareceu muito bem feita, clique na imagem para ampliar e ver os detalhes !
A giglagem que veio nele é a seguinte: Gol 1000 CHT | Escort | Verona a partir de 1993
1º estágio – 140 b26 100 | lenta: 50 (2 furos)
2º estágio – 120 f22 97 | lenta: 50 (2 furos)
Funcionamento: Ele já veio totalmente regulado, só foi somente feita a instalação no local e das mangueiras, sem precisar mexer no parafuso de mistura ou aceleração. Me parece que o carburador é testado antes de ser enviado. 950rpm assim como informado no carro.
O carro ligou facilmente mantendo a lenta estável com rotação como mostra o conta giro. O carro se tornou bem mais leve para guiar, rápido na aceleração e esperto.
Finalizo com imagens do carburador que esteja utilizando lado a lado com o novo da Mecar. A diferença de tamanho é questão de ângulo somente, inclusive achei o da Mecar mais pesado, mas pode ser impressão.
FOTOS: Carburador Weber 460 mal “recondicionado” e Mecar 460 novo.