Aqui estão os posts sobre a Parte Elétrica que você mesmo pode verificar em seu carro. Um dia é o suficiente para conseguir testar e verificar tudo. Como estamos em busca da Ignição Perfeita aqui é um bom começo, terminaremos nos próximos episódios falando sobre o ajuste do carburador e de ponto, que são coisas que você mesmo caro leitor pode fazer tranquilamente.
Alguns problemas que ocorrem quando há problema em uma das peças citadas do Sistema Elétrico:
- Carro morrendo do nada, mesmo em alta velocidade
- Carro começou a morrer após trocar o som, lâmpadas etc. Com o carro ligado, após engrenar o carro acaba morrendo em poucos metros
- Motor trêmulo, mancando, ou perdeu força
- Dificuldade na partida, leve aumento no consumo
- Carro não desenvolve bem após certa velocidade
- Luz do alternador no painel piscando
A seguir os tutoriais do que deve ser feito em casa peça para testar se está em bom funcionamento. E a sua limpeza (no caso do cabo, velas, rotor e tampa).
C – Bobina
C – Rotor
D – Tampa do Distribuidor (Fim do post)
E – Cabo de Vela
F – Velas
G – Distribuidor – Mais difícil estragar, o que é comum é a folga do pinhão devido ao desgaste.
- Comece com o teste do regulador de voltagem, com o carro ligado e desligado. Seguido da bobina (verificar se ela não está esquentando), há um teste que irei inserir no tutorial depois, mas se ela já está esquentando você saberá. Após isso, os cabos de vela, velas, rotor e tampa do distribuidor seguindo as dicas dos tutorias, limpando se necessário com uma lixa fina e limpa contato.
Observações: Verifique a numeração das peças de acordo com seu carro, para obter o melhor para o seu carro, em todo post ao final há o link para acessar a tabela.
Em complemento sobre Ignição é a limpeza e ajuste do carburador e o ponto do carro que veremos em outra ocasião.
Abraços !