A matéria de hoje será sobre o motor de arranque, suas peças, como desmontar, limpar, testar e além disso sobre a troca do porta escovas e montagem.
No caso dos Gols, o motor de arranque possui 7 partes: Impulsor (Bendix), Chave Magnética, Induzido, Bobina de Campo, Porta Escovas, Mancal de Acionamento (focinho), Mancal do Coletor. Alguns outros modelos de arranque para outros carros possuem além desses, o Mancal Intermediário e Engrenagem planetária.
PORTA ESCOVAS
Se seu motor de arranque é Original Bosch e nunca foi mexido é bom fazer a limpeza, revisão e troca do porta escovas. Com a troca o arranque ficará mais forte e imediato.
O Porta escovas original possui o código: 9 001 082 518 e serve para todos os modelos abaixo:
- Gol 1000 (92-96) EF 12V 0,8kW | Motor de Arranque: 9 000 082 069
Gol 1.6 (82-89) EF 12V 0,95kW | Motor de Arranque: 9 000 082 059
1.6 AP (87- ) EF 12V 0,8kW | Motor de Arranque: 9 000 082 045
Gol 1.8 (84-87) EF 12V 0,95kW | Motor de Arranque: 9 000 082 059
Gol I 1.6 (89-94) EF 12V 0,8KW | Motor de Arranque: 9 000 082 072
Percebe-se que para o Gol 1000 e o 1.6 (CHT) só muda a numeração das peças, mas de potência é a mesma…, caso você coloque um kit 1.6 ou refaça o motor completo 1.6 não é necessária a troca do motor de partida.
Como identificar problema no Porta Escovas: Falhas ao dar arranque; arranque sem força. As vezes o carro liga ou em movimento ele liga.
IMPULSOR (BENDIX)
Outro item importante que pode dar defeito, é o Impulsor (Bendix)
É responsável pelo inicio do movimento do motor, quando o automático recebe carga, impulsiona o Garfo (que é acoplado no Bendix) fazendo com que o impulsor entre em contato com a cremalheira (volante do motor – engrenagem do carro) para o motor começar a funcionar.
Como identificar se é necessária a sua troca: Barulho de “enceradeira”, engrenagem girando solta.
AUTOMÁTICO – Chave Magnética
O automático tem como função cuidar da circulação de corrente para girar o motor de arranque.
Como identificar problema no automático: O carro não liga mais, nem faz barulho, gira a chave e não acontece nada, apenas luzes no painel.
Há outros itens que podem dar defeito porém são casos especificos, geralmente gerados pelo super aquecimento.
COMO RETIRAR O MOTOR DE ARRANQUE
Você vai precisar de:
- Chave 13mm e 10mm (para retirar cabo da bateria), e para desligar o cabo do automático.
- Chave de fenda (para retirar o cano de ar do filtro – carburador), fio do automático e uma tampa
- Chave philips para retirar os parafusos do automático
- Chave 17mm (catraca recomendo) para retirar o Motor de Arranque
- 2 Tubos de Limpa Contato ou gasolina (para limpar as peças)
- 1 Tubo de Descarbonizante (para a carcaça)
- Ferro de Solda + Estanho + Pasta para Solda (para soldar o porta escovas)
- Multímetro para testar se não há curtos nas escovas, a continuidade da bobina de campo e o indutor.
- Uma bateria de carro ou computador (utilizando o jumper no fio verde e preto) para testar o automático + pedaço de fio
Retire os cabos da bateria
Retire o cano do filtro de ar para ter acesso facilitado ao motor de arranque
Com a chave nº 13 retire a porca do parafuso e a arruela de pressão, por fim solte o fio do automático.
Com a chave catraca nº 17 retire o motor de arranque, serão 3 parafusos.
Retire o motor de arranque do local
Após retirado o motor, com a chave de fenda retire o parafuso que prende outro fio no automático.
Close do local do parafuso para posterior montagem
Cremalheira do Volante do CHT
Como curiosidade sobre o local aonde o motor do arranque é colocado, ele fica sobre esse espaço em preto em contato com a cremalheira do volante, que é a mesma para o motor CHT 1.0 e 1.6.
Eis o motor de arranque:
Se encontrava bem sujo, com auxilio de um descarbonizante jogue o spray nas partes metálicas e passe um pano para limpar bem.
Após a limpeza da carcaça começaremos a desmontagem para a limpeza e teste interno dos componentes.
DESMONTAGEM DO MOTOR DE ARRANQUE
Com uma chave 13mm solte a porca que segura o fio do motor de arranque no automático
Após isso, com a chave de philips desparafuse os 3 parafusos que seguram o automático:
Perceba que dentro do automático há uma espécie de gancho (faz parte do Garfo), deverá inclinar o automático para cima para seu desencaixe.
Com a chave de fenda retire os dois parafusos que seguram a tampa e com a mão mesmo remova a presilha.
Com uma chave nº13 remova as porcas dos dois lados do motor, em um dos lados o eixo de parafuso irá sair por completo de dentro.
Com a chave nº10 retire a porca (seta vermelha) para retirar o Parafuso do Garfo, que fica preso ao anel do Bendix.
Fazendo leves batidas remova lentamente o mancal (corpo), seguindo a linha do parafuso.
Primeiro iremos revisar o estado da bobina de campo e do porta escovas que será trocado.
Com leves marteladas e cuidado com a parte plástica (preta) que possui o fio, retire a tampa traseira com cuidado, desencaixando-a.
Agora com tudo desmontado poderá ser feita a limpeza
Para limpeza irei utilizar 1 Tubo de Limpa Contato
LIMPEZA DO INDUZIDO E TESTE
Com uma chave de fenda fina raspe as canaletas do induzido
Após isso com uma lixa lixe levemente e circularmente os contatos.
Cuide da arruela da ponta do induzido
Agora com o multímetro na escala de continuidade em um trecho do induzido vá passando o contato em todos os outros, ele deverá ter contato total, se não houver o induzido está com problemas.
Estando o induzido com a condutividade normal em todos os trechos, a limpeza efetuada, já podemos realizar a montagem dessa parte do motor.
Utilizando alguma graxa para rolamentos
Passe a graxa na ponta do Mancal
MONTAGEM DO INDUZIDO NO MANCAL – Encaixe o anel no garfo
Comece inserindo a parte superior do garfo para dentro do mancal, já encaixando a inferior no anel do Bendix (foto abaixo, seta indica o local), fazendo com que o eixo do indutor entre no mancal. Vá encaixando, quando chegar perto de fechar, verifique o buraco do parafuso do garfo, com uma fenda incline para que possa inserir o parafuso do outro lado a fim de prender o garfo.
TESTE DO AUTOMÁTICO
Com uma fonte de computador mesmo, ou bateria de carro, ligue o positivo no parafuso maior e o negativo na carcaça do automático, faça o teste sem a mola (a que fica dentro do automático). Com um outro fio faça a ligação como indica na imagem.
Já com o multímetro é apenas para verificar se está passando voltagem no parafuso 30.
Ele deverá puxar o “êmbolo”para dentro.
TROCA DO PORTA ESCOVAS – MOTOR DE ARRANQUE – GOL AP, GOL CHT
Acima o porta escovas novo da marca Unifap, no saquinho vem as escovas que serão soldadas na bobina de campo e as molas que ajudam na fixação das escovas no porta escovas e mantém o atrito correto no indutor.
Com alicate de corte, corte as escovas ligadas a bobina de campo.
É notável a diferença entre as escovas novas e as velhas (idade indeterminada), possivelmente originais.
Utilizando uma faca descasque a parte laranja que emenda o fio da escova na bobina de campo, e solda apenas a ponta dela.
Repare abaixo na posição das molas, devem ser encaixadas nas escovas, preferencialmente, vai depender da habilidade, ao invés de encostas na traseira das escovas, deixar elas apoiadas no metal do porta escovas para facilitar o encaixe, ou puxadas depois cuidadosamente com uma chave de fenda ou alicate.
Após isso com a mão ou ajuda de um alicate de bico puxe os fios de cobre, para que abre espaço para o encaixe entre a escova e o induzido, quando fizer aperte de modo que entre em contato com o induzido, mesmo com a escova inclinada, continue na escova ao lado o mesmo procedimento, assim metade das escovas estarão em contato com o induzido, faça o mesmo com os outros dois de modo que estejam todos em contato com o induzido.
Com um papelão firme pode tapar o fio dessa forma para proteger o contato de curtos, inserindo por dentro da bobina de campo. Ou utilizar algum outro tipo de protetor plástico de boa fixação e resistente a alto calor, o mancal é bem fixado segurando o papelão.
Após isso está pronto o reparo do motor de arranque, voltando a montagem.
MONTAGEM DO MOTOR DE ARRANQUE
Recomendo lubrificar a ponta do eixo, coloque a arruela de vedação (uma parecida com velumóide), depois a arruela prendedora de metal e em seguida a tampa e os dois parafusos.
Depois coloque o automático engatando a ponta dele no garfo de dentro da carcaça e coloque os três parafusos que o prendem.
Após a fixação do automático, coloque o cabo que vem do motor de arranque no parafuso menor, após isso a arruela de pressão e a porca nº 13.
INSTALAÇÃO NO CARRO DO MOTOR DE ARRANQUE
- Verificação dos Cabos
Vamos verificar os cabos do automático, aconselho o uso de um Multímetro na escala de continuidade, com garras de jacaré movimentar o cabo um pouco para testar se não há problemas nem perda de contato entre a bateria principalmente e a outra ponta.
Já parafuse com o motor de arranque em mãos o cabo fino (amarelo) no automático (50).
Insira o motor de arranque começando pela traseira no local aonde ele é fixado e inclinando ele, coloque os 3 parafusos no local e é só fixa-los com uma chave n° 17, recomendo catraca com cabo médio ou pequeno.
Após isso só ligar o fio mais grosso (cabo preto) no parafuso mais longo do automático, ligar os polos da bateria e testar o arranque.
Para outros modelos de peças originais clique aqui para ver a tabela da Bosch
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