A matéria de hoje será sobre o motor de arranque, suas peças, como desmontar, limpar, testar e além disso sobre a troca do porta escovas e montagem.

No caso dos Gols, o motor de arranque possui 7 partes: Impulsor (Bendix), Chave Magnética, Induzido, Bobina de Campo, Porta Escovas, Mancal de Acionamento (focinho), Mancal do Coletor. Alguns outros modelos de arranque para outros carros possuem além desses, o Mancal Intermediário e Engrenagem planetária.

 

PORTA ESCOVAS

Porta Escovas Gol Quadrado (todos)

Se seu motor de arranque é Original Bosch e nunca foi mexido é bom fazer a limpeza, revisão e troca do porta escovas. Com a troca o arranque ficará mais forte e imediato.

O Porta escovas original possui o código: 9 001 082 518 e serve para todos os modelos abaixo:

  • Gol 1000 (92-96) EF 12V 0,8kW | Motor de Arranque: 9 000 082 069
    Gol 1.6 (82-89) EF 12V 0,95kW | Motor de Arranque: 9 000 082 059
    1.6 AP (87- ) EF 12V 0,8kW | Motor de Arranque: 9 000 082 045
    Gol 1.8 (84-87) EF 12V 0,95kW | Motor de Arranque: 9 000 082 059
    Gol I 1.6 (89-94) EF 12V 0,8KW | Motor de Arranque: 9 000 082 072

Percebe-se que para o Gol 1000 e o 1.6 (CHT) só muda a numeração das peças, mas de potência é a mesma…, caso você coloque um kit 1.6 ou refaça o motor completo 1.6 não é necessária a troca do motor de partida.

 

Como identificar problema no Porta Escovas: Falhas ao dar arranque; arranque sem força. As vezes o carro liga ou em movimento ele liga.

 

IMPULSOR (BENDIX)

Outro item importante que pode dar defeito, é o Impulsor (Bendix)

 

Impulsor (Bendix)

É responsável pelo inicio do movimento do motor, quando o automático recebe carga, impulsiona o Garfo (que é acoplado no Bendix) fazendo com que o impulsor entre em contato com a cremalheira (volante do motor – engrenagem do carro) para o motor começar a funcionar.

Como identificar se é necessária a sua troca: Barulho de “enceradeira”, engrenagem girando solta.


AUTOMÁTICO – Chave Magnética

Automático (Chave Magnética/Solenoide)

 

O automático tem como função cuidar da circulação de corrente para girar o motor de arranque.

Como identificar problema no automático: O carro não liga mais, nem faz barulho, gira a chave e não acontece nada, apenas luzes no painel.

 

Há outros itens que podem dar defeito porém são casos especificos, geralmente gerados pelo super aquecimento.

 

COMO RETIRAR O MOTOR DE ARRANQUE

 

Você vai precisar de:

  • Chave 13mm e 10mm (para retirar cabo da bateria), e para desligar o cabo do automático.
  • Chave de fenda (para retirar o cano de ar do filtro – carburador), fio do automático e uma tampa
  • Chave philips para retirar os parafusos do automático
  • Chave 17mm (catraca recomendo) para retirar o Motor de Arranque
  • 2 Tubos de Limpa Contato ou gasolina (para limpar as peças)
  • 1 Tubo de Descarbonizante (para a carcaça)
  • Ferro de Solda + Estanho + Pasta para Solda (para soldar o porta escovas)
  • Multímetro para testar se não há curtos nas escovas, a continuidade da bobina de campo e o indutor.
  • Uma bateria de carro ou computador (utilizando o jumper no fio verde e preto) para testar o automático + pedaço de fio

 

Retire os cabos da bateria

IMPORTANTE !! Cabos da bateria soltos !

 

Retire o cano do filtro de ar para ter acesso facilitado ao motor de arranque

O motor de arranque está logo ali ao lado do motor

Com a chave nº 13 retire a porca do parafuso e a arruela de pressão, por fim solte o fio do automático.

Com a chave catraca nº 17 retire o motor de arranque, serão 3 parafusos.

Chave necessária para troca, se não tiver use uma normal. nº17

Retire o motor de arranque do local

Retire o motor de arranque dessa forma, primeiro a frente (“focinho”)

Após retirado o motor, com a chave de fenda retire o parafuso que prende outro fio no automático.

Motor de arranque em mãos, só falta retirar o parafuso do automático

Close do local do parafuso para posterior montagem

Close do parafuso que “agita a ignição” e faz o automático ligar.

Parafuso de fenda retirado, veja o estado do local aonde estava o parafuso e o outro não utilizado

 

Cremalheira do Volante do CHT

Como curiosidade sobre o local aonde o motor do arranque é colocado, ele fica sobre esse espaço em preto em contato com a cremalheira do volante, que é a mesma para o motor CHT 1.0 e 1.6.

Cremalheira do Volante do Gol CHT

Close da Cremalheira do Volante do CHT

 

Eis o motor de arranque:

Vista lado motor

Vista lado

Close do estado do Bendix

Se encontrava bem sujo, com auxilio de um descarbonizante jogue o spray nas partes metálicas e passe um pano para limpar bem.

Após a limpeza da carcaça começaremos a desmontagem para a limpeza e teste interno dos componentes.

 

DESMONTAGEM DO MOTOR DE ARRANQUE


Com uma chave 13mm solte a porca que segura o fio do motor de arranque no automático

Após isso,  com a chave de philips desparafuse os 3 parafusos que seguram o automático:

 

Removendo o Automático

Garfo ao fundo e o “prendedor” do automático.

 

Perceba que dentro do automático há uma espécie de gancho (faz parte do Garfo), deverá inclinar o automático para cima para seu desencaixe.

Detalhe da traseira do motor de arranque

Com a chave de fenda retire os dois parafusos que seguram a tampa e com a mão mesmo remova a presilha.

Chave nº 13

Com uma chave nº13 remova as porcas dos dois lados do motor, em um dos lados o eixo de parafuso irá sair por completo de dentro.

Com a chave nº10 retire a porca (seta vermelha) para retirar o Parafuso do Garfo, que fica preso ao anel do Bendix.

 

Induzindo aparecendo.

Fazendo leves batidas remova lentamente o mancal (corpo), seguindo a linha do parafuso.

Mancal de acionamento (esquerda) e induzido (direita), logo acima o mancal intermediário aonde ficam a bobina de campo liga ao porta escovas

 

Primeiro iremos revisar o estado da bobina de campo e do porta escovas que será trocado.

Bobina de campo (laranja) e ao fundo o porta escovas

 

Com leves marteladas e cuidado com a parte plástica (preta) que possui o fio, retire a tampa traseira com cuidado, desencaixando-a.

Tampa a esquerda é aonde fica o porta escovas, a direita fica a bobina de campo.

 

Desmontado

Agora com tudo desmontado poderá ser feita a limpeza

Induzido antes da limpeza

Para limpeza irei utilizar 1 Tubo de Limpa Contato

Induzido após a limpeza

 

Mancal, tampa e garfo após limpeza


LIMPEZA DO INDUZIDO E TESTE

Com uma chave de fenda fina raspe as canaletas do induzido

Limpeza dos contato do induzido

Após isso com uma lixa lixe levemente e circularmente os contatos.

Contatos Lixados

Cuide da arruela da ponta do induzido

Agora com o multímetro na escala de continuidade em um trecho do induzido vá passando o contato em todos os outros, ele deverá ter contato total, se não houver o induzido está com problemas.

Teste com multímetro do induzido

Estando o induzido com a condutividade normal em todos os trechos, a limpeza efetuada, já podemos realizar a montagem dessa parte do motor.

Utilizando alguma graxa para rolamentos

Graxa para passar no Bendix e pontas dos mancais

Passe a graxa na ponta do Mancal

Graxa na ponta do mancal e do Bendix

 

Graxa no bendix

 

MONTAGEM DO INDUZIDO NO MANCAL – Encaixe o anel no garfo

Comece inserindo a parte superior do garfo para dentro do mancal, já encaixando a inferior no anel do Bendix (foto abaixo, seta indica o local), fazendo com que o eixo do indutor entre no mancal. Vá encaixando, quando chegar perto de fechar, verifique o buraco do parafuso do garfo, com uma fenda incline para que possa inserir o parafuso do outro lado a fim de prender o garfo.

Encaixe do garfo no anel do Bendix

 

TESTE DO AUTOMÁTICO

Com uma fonte de computador mesmo, ou bateria de carro, ligue o positivo no parafuso maior e o negativo na carcaça do automático, faça o teste sem a mola (a que fica dentro do automático). Com um outro fio faça a ligação como indica na imagem.

Já com o multímetro é apenas para verificar se está passando voltagem no parafuso 30.

Teste do Automático na fonte de computador 12v 18a

Ligação dos fios

Ele deverá puxar o “êmbolo”para dentro.

 

TROCA DO PORTA ESCOVAS – MOTOR DE ARRANQUE – GOL AP, GOL CHT

 

Motor de Partida, Porta Escovas Novo

Acima o porta escovas novo da marca Unifap, no saquinho vem as escovas que serão soldadas na bobina de campo e as molas que ajudam na fixação das escovas no porta escovas e mantém o atrito correto no indutor.

Detalhe do porta escovas antigo, escovas bem deterioradas

Itens necessários para a troca do Porta Escova

 

Com alicate de corte, corte as escovas ligadas a bobina de campo.

Corte as escovas ligadas a bobina de campo (laranja)

É notável a diferença entre as escovas novas e as velhas (idade indeterminada), possivelmente originais.

Porta Escovas novo e o Antigo, comparem o tamanho das escovas

 

Detalhe da escova, molhe apenas a pontinha

Utilizando uma faca descasque a parte laranja que emenda o fio da escova na bobina de campo, e solda apenas a ponta dela.

Ponta da escova soldada a bobina de campo. A capinha preta é um protetor termo retrátil para ajudar a evitar curto.

Repare abaixo na posição das molas, devem ser encaixadas nas escovas, preferencialmente, vai depender da habilidade, ao invés de encostas na traseira das escovas, deixar elas apoiadas no metal do porta escovas para facilitar o encaixe, ou puxadas depois cuidadosamente com uma chave de fenda ou alicate.

Após isso com a mão ou ajuda de um alicate de bico puxe os fios de cobre, para que abre espaço para o encaixe entre a escova e o induzido, quando fizer aperte de modo que entre em contato com o induzido, mesmo com a escova inclinada, continue na escova ao lado o mesmo procedimento, assim metade das escovas estarão em contato com o induzido, faça o mesmo com os outros dois de modo que estejam todos em contato com o induzido.

Com um papelão firme pode tapar o fio dessa forma para proteger o contato de curtos, inserindo por dentro da bobina de campo. Ou utilizar algum outro tipo de protetor plástico de boa fixação e resistente a alto calor, o mancal é bem fixado segurando o papelão.

Papelão como forma de proteção…aceito melhores ideias

Após isso está pronto o reparo do motor de arranque, voltando a montagem.

 

MONTAGEM DO MOTOR DE ARRANQUE

 

Mancal do porta escovas, lubrificada a ponta do eixo do induzido.

Recomendo lubrificar a ponta do eixo, coloque a arruela de vedação (uma parecida com velumóide), depois a arruela prendedora de metal e em seguida a tampa e os dois parafusos.

Depois coloque o automático engatando a ponta dele no garfo de dentro da carcaça e coloque os três parafusos que o prendem.

Após a fixação do automático, coloque o cabo que vem do motor de arranque no parafuso menor, após isso a arruela de pressão e a porca nº 13.

 

Indicação da ligação por malha do automático no motor de arranque

 

INSTALAÇÃO NO CARRO DO MOTOR DE ARRANQUE

  • Verificação dos Cabos

Vamos verificar os cabos do automático, aconselho o uso de um Multímetro na escala de continuidade, com garras de jacaré movimentar o cabo um pouco para testar se não há problemas nem perda de contato entre a bateria principalmente e a outra ponta.

 

Cabo amarelo que é ligado ao automático (50)

Cabo que vem da bateria (preto) e cabo da ignição, que serão ligados ao automático.

Já parafuse com o motor de arranque em mãos o cabo fino (amarelo) no automático (50).

Insira o motor de arranque começando pela traseira no local aonde ele é fixado e inclinando ele, coloque os 3 parafusos no local e é só fixa-los com uma chave n° 17, recomendo catraca com cabo médio ou pequeno.

Após isso só ligar o fio mais grosso (cabo preto) no parafuso mais longo do automático, ligar os polos da bateria e testar o arranque.

 

Para outros modelos de peças originais clique aqui para ver a tabela da Bosch

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