Aprenda a testar seus Cabos de Vela, responsável por fazer a conexão entre bobina e as velas (passando pelo distribuidor/tampa), passa eletricidade de alta tensão para cada vela sem permitir fuga de tensão.

Obs.: Para retirar os cabos de vela sempre puxe pelas pontas (de metal, no caso do lado das velas ou no conector no caso da tampa do distribuidor) para não danificar o cabo.

Obs¹.: É bom retirar um de cada vez para testar caso não saiba a ordem de colocação. A ordem dos cabos de vela é 1-3-4-2.

Você vai precisar:

  • Um Multímetro qualquer na escala 20kΩ

Visão Bobina e Tampa do Distribuidor (Cabos de Vela)

Começaremos a testar o cabo que liga a bobina a tampa do distribuidor:

Teste de resistência do Cabo da Bobina

O cabo da bobina deverá possuir resistência entre 1kohms – 3kohms, pois a resistência varia de acordo com o comprimento do cabo. Acima ou abaixo desses valores substitua o cabo.

Os cabos ligados as velas possuem resistência diferente (cabo com terminal resistivo tipo ST):

Detalhe do cabo 5kohms

O cabo em questão é do Gol CHT 1000, modelo ST-V03, o mesmo utilizado no CHT 1.6 (1992 a 1994). Possui a inscrição 5kΩ, ou seja 5.000 ohms, que deverá ser o valor aproximado. Eles possuem pouco mais de 2 anos de uso.

Recomenda-se que cabo de vela possua resistência entre 4kΩ – 8kΩ. Acima ou abaixo dessas numerações troque-o.

Teste do primeiro cabo de vela:

Cabo 1

O resultado foi 4,3kΩ.

Cabo 2

O resultado foi 4,3kΩ.

Cabo 3

O resultado foi 4,5kΩ.

Cabo 4

O resultado foi 4,3kΩ.

Todos estão dentro dos parâmetros recomendados e de certa forma equilibrados. Abaixo de 4kΩ ou acima de 8kΩ os cabos deverão ser trocados.

Tabela de Cabos e Velas (NGK)

Gol Motor Ano Vela Cabo de Vela Ano / Cabo
1.0 8v / carb. (AE) BKR5EX ST-V03
1.6 8v (AE) Até 1991 BCPR5ES ST-F28 Até 1991
1.6 / 1.8 (AP) Até 1991 BP5ES ST-V01 1982 a 1986
1.6 / 1.8 / 2.0 (AP) Até 1991 BP5ES ST-V02 Desde 1987
1.6 8v (AE) 1992 a 1996 BKR5EX ST-V03 1992 a 1994
1.6 / 1.8 / 2.0 (AP) 1992 a 1996 BPR5EX ST-V02 Desde 1987

Veja nossa postagem anterior sobre Regulador de Voltagem – Linha Quadrada VW

Veja qual é a vela/cabo para seu modelo na Tabela NGK de velas e cabos