Chegou o dia de limpeza das velas ! Serve para toda linha VW ! Não troque mais o que não precisa, aprenda a fazer a manutenção e obtenha um melhor desempenho e economia em seu carro.

Para você que quer testar as velas do seu carro e aprender como limpá-las.

O que você vai precisar

  • Limpa Contato
  • Multímetro (Escala de Resistência e Continuidade)
  • Lixa
  • Chave para Retirar as Velas


Antes de retirar as velas vamos ver a ordem dos cabos de vela:

Ordem Cabos de Vela

Nos motores CHT a ordem é 1-3-4-2 sendo o 1 cilindro o que fica ao lado do volante do motor. Já no AP a sequência é a mesma porém o primeiro cilindro fica ao lado da polia da correia. Já para os VW refrigerados a ar a sequência é 1-4-3-2.

Detalhe Ordem CHT 1-3-4-2

Detalhe Ordem CHT 1-3-4-2

 

Com a ordem gravada, pode retirar os cabos de vela e depois sugiro desconectar o cabo do Sensor Hall, pressionando o “ferrinho” (local indicado pela seta) e puxando o conector para cima. Afaste esse cabo para evitar acidentes.

 

Sensor Hall Plug

Após desconectar o cabo podemos começar a retirar as velas:

Retirando as Velas

Agora vamos ver o estado das velas:

Velas

Velas Carbonizadas

Outras fotos, mais próximas, para destacar os contatos que devem ser limpos.

Há sinais de carbonização (incrustação perto do contato), um pouco de óleo, portanto vamos limpá-las e testar uma a uma.

Para limpeza utilizar um pano e o limpa contatos, pode ser utilizado em todo corpo da vela.

 

Comparando as Velas (Limpeza)

Lixe os contatos com cuidado para retirar a carbonização mais dura e deixar os contatos retos. Em alguns momentos pode raspar com uma chave de fenda ou pinça.


Detalhe da pinça com a sujeira retirada da vela

Enfim ! Velas Limpas !!

Para testar se elas estão funcionando corretamente, vamos precisar de um multímetro na escala Ohms

 

As velas deverão estar com resistência entre 3 a 7,5 kΩ. No caso a vela acima está com 4,09kΩ, portanto dentro das especificações de uso.

 

Até aqui você já aprendeu a como limpar e testar suas velas, porém tudo funciona em conjunto, sugiro o seguinte teste, que inclusive através dele encontrei um problema no meu sistema de ignição. Irei repetir em uma publicação exclusiva mais tarde.

  • Coloque o multímetro na escala de continuidade:

Uma ponta de teste deve ficar no topo da ponta da vela, que estará conectada no cabo de vela e na tampa do distribuidor.

Já a outra ponta deve ficar nos contatos internos da tampa do distribuidor. A continuidade deve funcionar tanto na parte de cima do contato, como na lateral.

Medição da Resistência do cabo de vela

Caso não passe nenhuma corrente por esses contatos e você já testou seus Cabos de Vela (ver aqui o artigo !) e você testou todas as suas velas e estão dentro dos parâmetros (de resistência). Há algum problema em sua tampa !!

Lixe os contatos bem (retirando qualquer camada de sujeira acima) e passe limpe contato. E refaça os testes, o contato deverá funcionar nos dois locais indicados pela foto (acima e ao lado).

Para tabela de velas e cabo de velas da NGK clique aqui. Ou da Bosch (clique aqui)

Qualquer dúvida, Golcht está a disposição, abraços e até a próxima !

 

 

 

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