Chegou o dia de limpeza das velas ! Serve para toda linha VW ! Não troque mais o que não precisa, aprenda a fazer a manutenção e obtenha um melhor desempenho e economia em seu carro.
Para você que quer testar as velas do seu carro e aprender como limpá-las.
O que você vai precisar
- Limpa Contato
- Multímetro (Escala de Resistência e Continuidade)
- Lixa
- Chave para Retirar as Velas
Antes de retirar as velas vamos ver a ordem dos cabos de vela:
Nos motores CHT a ordem é 1-3-4-2 sendo o 1 cilindro o que fica ao lado do volante do motor. Já no AP a sequência é a mesma porém o primeiro cilindro fica ao lado da polia da correia. Já para os VW refrigerados a ar a sequência é 1-4-3-2.
Com a ordem gravada, pode retirar os cabos de vela e depois sugiro desconectar o cabo do Sensor Hall, pressionando o “ferrinho” (local indicado pela seta) e puxando o conector para cima. Afaste esse cabo para evitar acidentes.
Após desconectar o cabo podemos começar a retirar as velas:
Agora vamos ver o estado das velas:
Outras fotos, mais próximas, para destacar os contatos que devem ser limpos.
Há sinais de carbonização (incrustação perto do contato), um pouco de óleo, portanto vamos limpá-las e testar uma a uma.
Para limpeza utilizar um pano e o limpa contatos, pode ser utilizado em todo corpo da vela.
Lixe os contatos com cuidado para retirar a carbonização mais dura e deixar os contatos retos. Em alguns momentos pode raspar com uma chave de fenda ou pinça.
Detalhe da pinça com a sujeira retirada da vela
Enfim ! Velas Limpas !!
Para testar se elas estão funcionando corretamente, vamos precisar de um multímetro na escala Ohms
As velas deverão estar com resistência entre 3 a 7,5 kΩ. No caso a vela acima está com 4,09kΩ, portanto dentro das especificações de uso.
Até aqui você já aprendeu a como limpar e testar suas velas, porém tudo funciona em conjunto, sugiro o seguinte teste, que inclusive através dele encontrei um problema no meu sistema de ignição. Irei repetir em uma publicação exclusiva mais tarde.
- Coloque o multímetro na escala de continuidade:
Uma ponta de teste deve ficar no topo da ponta da vela, que estará conectada no cabo de vela e na tampa do distribuidor.
Já a outra ponta deve ficar nos contatos internos da tampa do distribuidor. A continuidade deve funcionar tanto na parte de cima do contato, como na lateral.
Caso não passe nenhuma corrente por esses contatos e você já testou seus Cabos de Vela (ver aqui o artigo !) e você testou todas as suas velas e estão dentro dos parâmetros (de resistência). Há algum problema em sua tampa !!
Lixe os contatos bem (retirando qualquer camada de sujeira acima) e passe limpe contato. E refaça os testes, o contato deverá funcionar nos dois locais indicados pela foto (acima e ao lado).
Para tabela de velas e cabo de velas da NGK clique aqui. Ou da Bosch (clique aqui)
Qualquer dúvida, Golcht está a disposição, abraços e até a próxima !