Regulador de Tensão Bosch

Começaremos a parte de Ignição e Elétrica falando sobre o Regulador de Tensão do Alternador, mais conhecido como Regulador de Voltagem.

Segundo a Bosch: Regulador eletrônico de tensão. Através dos contatos das escovas de carvão com o coletor, o regulador monitora e regula a tensão do alternador, adequando os níveis de tensão e corrente às condições ideais para o bom funcionamento do alternador. A tensão necessária à produção de corrente deve estar de acordo com o sistema elétrico do alternador, caso contrário todo o sistema pode ser danificado. (BOSCH, p. 8)

Este tutorial é válido para toda linha Quadrada Volkswagen !!!

Sinais apresentados pelo carro quando há defeito nessa peça:

  • Carro fica piscando a luz da bateria, principalmente a noite, com luz alta, faróis ligados, som ligado.
  • Carro morre em alto giro. Antes de se desligar a luz da bateria fica piscando
  • Luz da bateria sempre ligada

Dica emergencial: Desligue tudo que é luz do carro, som, para poder chegar até a auto peças.

Para testar o Regulador de Tensão você vai precisar de:

  • Multímetro (pode ser o amarelinho chinês de 20 reais). Teste de V- (corrente continua) na escala 20.
    • Obs.: Você vai precisar para os próximos tutoriais sobre elétrica.

Para trocar você vai precisar:

  • Chave de fenda Cotoco
  • Habilidade nas mãos
  • Regulador de Tensão original compatível com seu alternador. Pois cada alternador utiliza um tipo de regulador.

Regulador de Tensão. Vista das escovas de carvão.

 

Para medirmos a tensão, devemos ter um multímetro em mãos (vale a pena ter um !), com o carro desligado, ligue as pontas de teste em cada polo da bateria, na escala V- (corrente continua) e deverá apresentar tensão próxima a 12 volts.

  • +-12,5v simboliza que a bateria possui boa carga
  • +-12,3v média carga
  • +-11,8v está com baixa carga.

Testando a bateria com multímetro. Escala V- 20 (corrente continua)

Agora com o carro ligado, a tensão deverá ficar entre 13,5v a 14,5v de forma estável. Demonstrando o funcionamento do regulador. Caso esteja abaixo ou acima desses níveis troque-o.

Segundo a tabela original Bosch: para reguladores 14v monofunção: Tensão de regulagem – valor nominal 14,5±0,3.  Caso ainda reste dúvidas sobre a funcionalidade plena do regulador ele deve ficar 14,2v até 14,8v. Teste com os faróis ligados e com a ventoinha do radiador ligada, que é um momento de grande consumo.

Medição com o carro ligado !

Localização da peça: O regulador fica localizado no alternador e é preso por 2 parafusos. Sendo um deles responsável pelo negativo da bateria.

Visto de Cima

 

Visto de Trás

A seguir a visão frontal do regulador para o Gol 1000 com alternador 45A.

Regulador de Tensão 9 190 087 032 (Gol 1000 – Alternador 9 120 080 185*K1 (>) 14V 20/45A).

Ele possui uma espécie de “palito” entre dois elásticos que protegem, mantendo para dentro do próprio regulador as escovas, que deve ser retirado na instalação.

Cada Gol possui seu regulador de voltagem de acordo com o alternador:

Carro  Ano Alternador Tipo/Tensão/Potência Regulador
Gol 1000 10.1992 -> 06.1996 9 120 080 185*K1 (>) 14V 20/45A 9 190 087 032
9 120 080 214*K1 (R) 14V 23/55A 9 190 087 028
Gol I 1.3 05.1980 -> 09.1981 9 120 080 09 K1 (R) 14V 15/35A 9 190 087 003
Gol I 1.6 07.1982 -> 08.1986 9 120 080 09 K1 (R) 14V 15/35A 9 190 087 003
07.1985 -> 10.1989 9 120 080 175*K1 (>) 14V 23/65A 9 190 087 032
9 120 080 176*K1 (>) 14V 20/45 9 190 087 028
9 120 080 178K1 (>) 14V 16/35A 9 190 087 028
11.1989 -> 11.19949 9 120 080 164K1 (>) 14V 10/55A 9 190 087 032
9 120 080 204*K1 (R) 14V 23/55A 9 190 087 032
06.1993 -> 12.1994 0 124 325 042KCB1 (>) 14V 50/90A F 00M A45 300
9 120 080 175*K1 (>) 14V 23/65A 9  190 087 032
9 120 080 176*K1 (>) 14V 20/45A 9 190 087 028
9 120 080 178K1 (>) 14V 16/35A 9 190 087 028
Gol I 1.8 02.1984 -> 05.1994 9 120 080 175*K1 (>) 14V 23/65A 9 190 087 032
9 120 080 176*K1 (>) 14V 20/45A 9 190 087 028
9 120 080 178K1 (>) 14V 16/35A 9 190 087 028
Gol I 2.0 GTI 11.1988 -> 08.1994 0 120 469 729N1 (R) 14V 34/90A 1 197 311 028
0 124 325 042KCB1 (>) 14V 50/90A F 00M A45 300
9 120 080 175*K1 (>) 14V 23/65A 9 190 087 032

Veja se seu alternador ainda possui o número do modelo abaixo dele (é bem resistente o adesivo) para saber sua amperagem e o regulador compatível.

Curiosidades: Como visto o regulador de tensão do Gol 1000, com alternador 14v/45A é o mesmo do:

  • Gol 1.6 com alternador 65A e de 55A
  • Gol 1.8 e Gol 2.0 GTI com alternador 65A

Dica¹: Mau-contato nas conexões resultam em tensão oscilante ou tensão de regulagem acima das especificações.

Linha Quadrada

A Parati varia entre 9 190 087 032 (65A e 55A) e a 9 190 087 028 (45A e 35A)

Voyage/Saveiro/Santana é bom conferir o manual, pois há outros dois tipos de alternadores além do 032 e 028. Mas o de 65A e 55A utilizam o regulador 9 190 087 032.

Observação: Praticamente todos os Volkswagen Quadrados com alternadores 65A e 55A utilizam o alternador 9 190 087 032.

Obs².: O uso de um regulador em bom estado melhora a vida útil da bateria !

Confira o seu na tabela Bosch Clique aqui

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Detalhes Técnicos:

Esquema Elétrico Gauss GA032 (imagem extraída de http://gauss.com.br)

 

¹ Extraido do Esquema Elétrico da Gauss. Modelo GA032.

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