O modulo de ignição é o componente responsável por enviar os comandos necessários para controlar a partida e alimentação do veículo.
Nada melhor que um especialista para falar sobre o funcionamento do módulo.
Segundo a MTE-Thompson:
Nos sistemas de Ignição mapeada, sejam estes do tipo estático ou convencional (com distribuidor), está sempre presente o Módulo de Ignição, também denominado estágio final ou de potência. (Fig.1). Nele está alojado o transistor de potência, através do qual é controlado o negativo da bobina. O Módulo de Ignição permite a implementação de outras funções auxiliares entre as que podemos mencionar:
• Corte da corrente primária: Com a Ignição ligada e motor não funcionando, não há circulação de corrente primária, com o objetivo de evitar o superaquecimento da Bobina.
• Limitação da corrente máxima no primário: Isto permite que o bobinado primário seja de menor resistência; este fato favorece a carga mais rápida da Bobina, melhorando assim, o desempenho nas altas rotações.
O Módulo de Ignição recebe da unidade de comando um sinal de baixa potência, geralmente uma onda quadrada, com a que controla a corrente que circula pelo primário da Bobina (alta corrente), antes do instante de geração da centelha. (Fonte)
Problemas que ocasinam a queima do módulo:
- Tensão da bateria e da chave de ignição
- Fios e conexões
- Aterramento
Módulos Volkswagen Linha Quadrada:
Primeira Geração (por volta de 1978):
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Módulo 003 (Bosch: 9220087003) – 6 pinos
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Possui como Sistema: Magnético
Aplicação: FORD: Belina/DelRey II 1.8, Escort 1.3, 1.6, 1.8, Pampa 1.6, 1.8, 1.6 4×4, Royale 1.8, 2.0, Verona 1.6, 1.8, Versailles 1.8, 2.0 VW: Apollo 1.8, Brasilia 1.3, Fusca 1.3,1.6, Gol 1.3, 1.6, 1.8, Kombi 1.6, Parati/Santana/Passat/Voyage 1.6,1.8,2.0 e muito mais clique aqui para ver.
Bosch: 9220087004, 9220087005, 9220087006, BM100, 9220087003; Magneti Marelli: MI530700
Sistema de Acionamento: TSZ-I Primeira geração
Bobina recomendada: 9 220 081 067
Segunda Geração (meados de 1986):
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Módulo 013 (Bosch: 9.220. 087.013). – 7 pinos
Possui como sistema “Amplificador”
Aplicação: VW: Gol 1.6/ 1.8, Parati I 1.6/ 1.8, Quantum 1.8, 2.0, Santana 1.8/ 2.0, Saveiro 1.6/ 1.8 Voyage 1.6/ 1.8; LADA: Laika 1.5/ 1.6, Niva 1.5/ 1.6; MIURA: Top Sport 2.0VW: Gol 1.6/ 1.8, Parati I 1.6/ 1.8, Quantum 1.8, 2.0, Santana 1.8/ 2.0, Saveiro 1.6/ 1.8 Voyage 1.6/ 1.8; LADA: Laika 1.5/ 1.6, Niva 1.5/ 1.6; MIURA: Top Sport 2.0
Bosch: 9220087013; Magneti Marelli: MI530701. Módulo similar “primário”: 9 220 087 011
Sistema de Acionamento: TSZ-I Segunda geração
Bobina recomendada: 9 220 081 077
Sistema TSZ-I
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- O primeiro sistema que a Bosch produziu no Brasil foi denominado TSZ-I que significa:
- T = transistor
- S = sistema
- Z = zündung (ignição em alemão)
- I =indutivo
- O TSZ-I é um sistema de ignição por impulsos indutivos. Isso significa que o controle e o momento da faísca são efetuados por um gerador de sinal indutivo (também controle por bobina impulsora ou impulsor magnético), instalado dentro do distribuidor. (Fonte)
- Nessa unidade de comando está incorporado o CCR, que significa corte de corrente em repouso.(Fonte)
Quarta Geração (meados de 1991):
Sistema Hall (TZ-H)
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- Por volta de 1991, a Bosch desenvolveu o sistema TZ-H, que significa:
- T = transistor
- Z = zündung
- H = Hall (nome de um físico americano que descobriu o efeito Hall)
- Esse sistema possui inúmeras vantagens comparado ao sistema anterior (TSZ-I), principalmente por possuir na unidade de comando um limitador de corrente além do CCR, que irá beneficiar e proteger a bobina de ignição. (Fonte)
Módulos de Ignição acionado por pulso do Sensor Hall:
Todos módulos abaixo funcionam por meio dessa tecnologia. E necessitam portanto de distribuidor que tenha acoplado o sensor Hall.
Um Sensor de efeito Hall é um transdutor que, quando sob a aplicação de um campo magnético, responde com uma variação em sua tensão de saída.(Wikipedia)
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Módulo 142 (Bosch: 0 227 100 142)
Aplicação: VW: Apollo 1.8, Fusca 1.6 >08/93 / (álc.), Gol 1.0 >1/92/1.6, Voyage/Parati/Saveiro 1.6 <92 (álc.), Gol/Parati1.8 GTS <03/92, Gol/Voyage/Parati/Saveiro 1.8 >92,Kombi 1.6 >93 (álc.), Logus 1.6, 1.8 (álc.) >93, Santana 1.8, 2.0 >03/92; AUDI: 80 2.0 90-91; FORD: Escort 1.6, 1.8 >93, XR3 1.6,1.8,2.0 >9, Pampa 1.6, 2.0 2.0 (álc.), Verona 2.0 >93, Verona 1.6 / 1.8 / 2.0 / (álc.), Versailles 1.8, Royale 1.8 >01/93 / (álc.), 2.0 >03/92 (álc.)
Bosch: 0227100142, 0227100143, 0227100147 Magneti Marelli: MI530706. Gauss: GA2142
Sistema de Acionamento: TZ-H
Bobina Recomendada: 9 220 081 097
Diagrama da ligação do Módulo de Ignição:
Pinos e Fiação Módulo 142:
PINO 1 FIO VERDE – NEGATIVO DA BOBINA DE IGNIÇÃO (C)
PINO 2 FIO MARROM – NEGATIVO DE ALIMENTAÇÃO OU (N/C – Terminal não conectado)
PINO 3 FIO PRETO – NEGATIVO DA BATERIA (B-) OU NEGATIVO HALL –
PINO 4 FIO VERMELHO – POSITIVO DE ALIMENTAÇÃO DO MODULO (B+) – Borne 15 da Chave de Ignição
PINO 5 POSITIVO SENSOR HALL (HALL +)
PINO 6 SINAL SENSOR HALL (HALL INPUT) – Borne 0
PINO 7 CONTA GIRO (TACO)
- Módulo 049 (Bosch: 1227030049) – 6 PINOS
Aplicações: FORD: Escort CHT 1.6 (85-2003); VW: Gol 1000 (92-96), Golf, Passat, Voyage (1983-), Apollo (90-92); IMPORTADOS: VW Passat 1.6, Polo 1050, Transpoter, Vento
Audi / VW: 86790535; Bosch: 1227030049; Magneti Marelli: 940038507, 940038507010, MI530704; Valeo: CD878
- Módulo 001 (Bosch: 0221600001) – Sistema Hall – 7 PINOS
Aplicações: VW: Gol, Saveiro 1990-1996; FIAT: Tempra 16V; IMPORTADOS: Alfa Romeo, Audi, BMW, Mercedes Benz, Opel, Porsche, Saab, Seat, Vauxhall, Volvo, VW, Daimle
Bosch: 0221600001, 0221600006, 0221600008, 0221600011, 0227100100, 0227100011, 0227100013, 0227100014, 0227100013, 0227100016, 0227100018, 0227100017, 0227100018, 0227100019, 0227100920, 0227100921, 0227100922, 0227100923, 0227100924, 1227034, 1227000001, 1227000004, 1227022008, 1227030046; Audi / VW:211905351A, 211905351B, 211905351D, 211905351E; Magneti Marelli: MI530705
Para saber mais sobre módulo de ignição há essa apresentação da MTE-Thompson
EXTRA – PLATINADO E CONDENSADOR (ANOS 70 e anteriores)
Antes dos módulos de ignição eletrônica serem aplicados aos carros, era utilizado o conjunto Platinado / Condensador que atuava de forma mecânica/eletrônica a fim de controlar a centelha da bobina. Todos carros da Volkswagen saiam com platinado na época (anos 70 e anteriores), Opalas, Ford e Chevettes o utilizavam também. O platinado era mais uma peça, assim como o carburador que necessitava maiores cuidados e reparo, o módulo de ignição veio a substitui-lo, assim como a injeção eletrônica mais tarde veio a substituir o uso do carburador.
Ele se situava dentro do distribuidor, era necessário retirar a tampa do distribuidor e com uma ferramenta de medição de espessura verificar a distância entre platinado e condensador, o platinado usualmente se desgastava devido o atrito normal do seu funcionamento, podendo a longo prazo ocorrer falhas como a perda de ponto de ignição e outras falhas correspondentes a tensão, ocasionando problemas e falhas no veículo.
Em 1978 no Brasil é lançado o sistema de ignição eletrônico e o platinado deixa de ser instalado nos novos carros da época.
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