A história começa quando o carro após apenas 2 dias já não ligava mais, bateria fraquíssima, voltagem por volta de 11.7v, ou seja, algo com a parte elétrica estava errada. Por fim o carro só ligava com algum auxilio externo, mas mesmo assim, com tudo no máximo ficava com 11.8v.

Resolvi comprar outro Regulador de Voltagem, eis que fiz um vídeo mostrando um pouco sobre a Instalação e um teste comparando o Regulador da Bosch e da Gauss, teste de cabeamento e “limpeza de conectores” e fio:

 

Recomendação: Veja o post até o final !

 

Detalhe para a Voltagem com o Carro LIGADO ! Ventilação forçada e farol. Muito abaixo do mínimo de 13.5V.

 

Para instalação, necessitará:

Chave 13 – Para desligar a bateria

Chave de Fenda Pequena – Para retirar o regulador de voltagem

 

 

 

TESTE DE REGULADORES DE VOLTAGEM

 

Teste do Regulador de Voltagem Gauss 032

Teste regulador de voltagem Gauss GA032. Traduzindo… fonte gerando 14.8v, regulador de voltagem entregando 13,58V. Minha fonte não suporta mais de 15v, mas segundo a proporção por volta de 15.22v de entrega o regulador de voltagem se desligaria. Veja no próximo post o teste do regulador de voltagem Bosch.⠀

 

 

Teste do Regulador de Voltagem Bosch 032

Teste Regulador de Voltagem Bosch 032. Traduzindo o vídeo. Fonte entregando 14.8V, o regulador de voltagem está “desligado”, ou seja cortou a corrente. Baixando a tensão para 14.4v o regulador volta a passar 13.78V. Ou seja por volta de 14.62V ele entregaria os 14V e aumentando a tensão cortaria a passagem da mesma. Aliás, regulador é um nome errôneo para a peça o mais correto seria LIMITADOR de Tensão.⠀

 

Teste para detectar se há problema na fiação do alternador / bateria:

 

  • 1 TESTE  POSITIVO ALTERNADOR e  NEGATIVO MASSA = 13.77v
    2 TESTE POSITIVO ALTERNADOR e  NEGATIVO BATERIA = 13.75v
    3 TESTE  POSITIVO e NEGATIVO NA BATERIA = 13.69V
    4 TESTE POSITIVO BATERIA e NEGATIVO MASSA = 13.7V

Está dentro dos parâmetros normais, perda de apenas 0,06V.

 

Limpeza dos cabos da bateria / alternador.

Fotos do antes:

 

Vídeo de Conclusão:

No fim pessoal, mesmo colocando o “Regulador” novo e limpando, lixando os contatos e os cabos da bateria e alternador, o carro ainda não estava na faixa ideal de trabalho, acabei reutilizando o regulador da Bosch. O que melhorou com a limpeza dos contatos e dos cabos foi a amperagem, ao ligar tudo a voltagem não desce mais como antes.

Segundo meus testes a Bosch entrega mais tensão com menos tensão aplicada se comparado ao da Gauss, enquanto a Bosch precisa de 14.62v, a Gauss necessita 15,22v para entregar os mesmos 14v, pode ser algo referente a essa determinada peça também, quem sabe recebendo nova peça para testar isso.

Fiz a instalação com todo o cuidado, observando bem encaixe das escovas no rotor e no positivo do alternador, conseguindo assim os 14.3v desejados que estão dentro do parâmetro de operação que vai 14.2v até 14.8 (+-0,3v de 14.5v, Bosch).

Portanto recomendo, que olhem bem essa peça, se ela estiver com os carvões inteiros e a voltagem estiver baixa, vale a pena retira-la e reinstala-la no alternador observando a colocação dos carvões sobre o rotor, um após o outro, empurrando a peça para baixo e para a direita (para que o contato do positivo se estabeleça) e após isso fazer a fixação dos parafusos.

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