A tal …

Segue mais um tutorial sobre o Gol CHT, o tema do dia será a troca da Bomba D’agua do Gol CHT (e motores CHT), a bomba em questão é a original do carro, possuindo portanto 24 anos de trabalho.

O PROBLEMA: A água baixava um dedo a cada 2 dias de uso praticamente, mangueiras revisadas, algumas trocadas, tampa do reservatório nova e bem apertada, teste com o carro quente e nada aparente acontecendo, até que verificando a parte debaixo do carro em determinada rotação ele vazava consideravelmente.

Eis que indo até alguns mecânicos e os preços extraordinários, consultei as melhores peças em distribuidora e tomei o trabalho para mim.

O PROBLEMA !! Vazamento na Bomba D’agua

A nova bomba tem um aspecto totalmente diferente e um material de melhor qualidade.

Nova Bomba D’agua

A bomba colocada foi a da URBA (UB0944), é de primeira linha custa por volta de R$100,00, ela vem com a junta da bomba e do joelho aonde fica a válvula termostática.

Para realizar a troca da bomba é necessário soltar o alternador. Ele é preso por dois parafusos, um deles fica abaixo do carro, afrouxe bem e empurre o alternador para baixo, isso fará que o a correia diminua de tensão e dê para retira-la.

Seta aponta para o alternador que deve ser afrouxado

Depois de retirada a correia é necessário retirar a polia da Bomba D’agua, são três parafusos nº 11 . Depois solte os sete parafusos que prendem a bomba.

Bomba original com vazamento

 

A Bomba de fábrica ! 24 anos de uso

Limpe bem o local com uma faca lisa, pois é aonde vai a junta nova, assim evita vazamentos.

O local aonde é preso a bomba, LIMPE BEM !

Coloque a junta e acima dela a bomba d’agua. Verifique se ela está no lugar ideal (centralize) para que não ocorra vazamentos. E aperte os parafusos primeiro de uma ponta, depois de outra contrária e assim por diante para manter uma tensão equilibrada.

Eis a bomba nova instalada !

 

Bomba agora com a Polia

Depois de pedir a 3 ou 4 mecânicos e nunca obter resposta sobre a existência da Válvula termostática (alguns até disseram que ele tinha, sem verificar !) realizo nesse momento um sonho, em posse de juntas de sobra e material, pude verificar por mim o seguinte…

O carro NÃO possuía a Válvula Termostática …o que prejudica seu pleno funcionamento, aumenta o gasto com combustível, a falta atrapalha muito nos dias mais frios (dias que poderia andar 20km e o carro não estava quente) e desgasta outras peças. O veículo deve operar na temperatura correta ! No caso em questão 77 graus.

A escolhida em questão foi a MMVT248.77K da Magneti Marelli (feita em Israel) (77 graus). Custa por volta de R$40,00

  • Obs.: para o CHT 1.6 AE é utilizada a mesma. Já CHT a Alcool é usada a final .87 (graus).
  • Obs.: Valores para Gol CHTs 1990 a 1996.
  • Para Gol AP 1.8 e 2.0 (até 1985 Gasolina) é a MMVT288.80 – álcool MMVT288.95
  • Gol AP 1.8, 2.0, 1.6 a partir de 1986 (álcool/gasolina) MMVT288.87K
valvula termostatica gol cht

Válvula Termostática instalada

 

Válvula Termostática vista de cima, nesse modelo dá para identificar portanto se o carro possui ou não apenas retirando a tampa.

Para saber qual é a Válvula Termostática ideal para o seu carro consulte a tabela da Magneti Marelli.

Recomenda-se também trocar a tampa de metal do reservatório de água é o modelo abaixo, custa em torno de R$25,00

tampa bomba dagua

Tampa da Bomba D’agua

Além disso é bom verificar o estado do Tampão de borracha da água, custa em torno de R$9,00 e se não há fissuras no joelho, um novo custa por volta de R$30,00.

Verificar o Tampão da Água, Tampa e Joelho. Borracha aparentando mal estado.

Coloque água destilada (água para radiadores) pela abertura da foto acima e pelo reservatório de água, complete com o aditivo (em suas proporções) para manter o sistema em dia, um aditivo de qualidade concentrado custa R$25,00.

Após o abastecimento monte a tampa de metal do reservatório e ligue o carro, observe o nível de água dentro do reservatório, ele vai baixar um pouco (complete se necessário), pois ele estará enchendo o restante das mangueiras, quando o carro chegar no ponto de trabalho de 77 graus verifique se no reservatório de água ela está voltando pela mangueira do radiador, caso esteja é só desligar o carro, tampar o reservatório (plástico) e correr para a estrada !

E o trabalho está concluído !

 

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