A Válvula Termostática é um componente importantíssimo para o correto funcionamento do motor a fim de que a temperatura de trabalho seja a ideal projetada. Auxilia inclusive no desempenho e consumo.

No caso do Gol CHT 1000 e CHT 1.6, a válvula termostática escolhida em questão foi a MMVT248.77K da Magneti Marelli (feita em Israel) (77 graus).

  • Obs.: para o CHT 1.6 AE e CHT 1000 gasolina é utilizada a mesma. Já CHT a Alcool é usada a final .87 (graus).
  • Obs.: Valores para Gol CHTs 1990 a 1996.
  • Para Gol AP 1.8 e 2.0 (até 1985 Gasolina) é a MMVT288.80 – álcool MMVT288.95
  • Gol AP 1.8, 2.0, 1.6 a partir de 1986 (álcool/gasolina) MMVT288.87K

Observações – Cebolão do Radiador:

Contudo é importante verificar o cebolão do radiador (interruptor térmico), para que a troca de calor seja correta, não basta a válvula abrir, a água deve ser refrigerada no radiador no momento certo pela ventoinha do radiador.

Para saber qual é a Válvula Termostática ideal para o seu carro consulte a tabela da Magneti Marelli.

 

Como saber se meu carro possui válvula termostática ?

Retire a tampa superior (de metal) para descobrir se seu carro possui ou não a válvula. Na maioria dos casos terá que retirar a água do sistema para poder enxergar a existência dela (ou não).

como saber se meu carro possui valvula termostatica

Válvula Termostática vista de cima, nesse modelo dá para identificar portanto se o carro possui ou não apenas retirando a tampa.

Instalação da Válvula Termostática:

Primeiramente deverá retirar a mangueira de água que vai para o radiador soltando a abraçadeira com uma chave de fenda. Depois retirar os três parafusos que seguram o joelho onde a mangueira é acoplada. Com isso terá acesso a válvula termostática. Devido ao preço e as juntas recomendo já ter em mãos a válvula nova..

local valvula termostatica gol quadrado

Local aonde é instalada a válvula termostática Motor CHT/AE

Válvula Termostática instalada:

Contudo, não esqueça de colocar a junta que vem junto com a válvula !

valvula termostatica gol cht

Válvula Termostática instalada

 

Recomenda-se também trocar a tampa de metal do reservatório de água é o modelo abaixo, custa em torno de R$25,00

tampa bomba dagua

Tampa da Bomba D’agua

 

Além disso é bom verificar o estado do Tampão de borracha da água, custa em torno de R$9,00 e se não há fissuras no joelho, um novo custa por volta de R$30,00.

Verificar o Tampão da Água, Tampa e Joelho. Borracha aparentando mal estado.

Após a Instalação:

Coloque água destilada (água para radiadores) pela abertura da foto acima e pelo reservatório de água, complete com o aditivo (em suas proporções) para manter o sistema em dia, um aditivo de qualidade concentrado custa R$25,00.

Após o abastecimento monte a tampa de metal do reservatório e ligue o carro, observe o nível de água dentro do reservatório, ele vai baixar um pouco (complete se necessário), pois ele estará enchendo o restante das mangueiras, quando o carro chegar no ponto de trabalho de 77 graus verifique se no reservatório de água ela está voltando pela mangueira do radiador, caso esteja é só desligar o carro, tampar o reservatório (plástico) e correr para a estrada !

Como funciona a Válvula Termostática ?

válvula termostática é um componente instalado geralmente entre o motor e o radiador. Sua função é proporcionar um aquecimento mais rápido do motor e depois manter a temperatura dentro de uma faixa ideal de trabalho, controlando o fluxo de líquido de arrefecimento, do motor para o radiador. (MTE – Thompson)

Funcionamento da Válvula Termostática

 

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