A Válvula Termostática é um componente importantíssimo para o correto funcionamento do motor a fim de que a temperatura de trabalho seja a ideal projetada. Auxilia inclusive no desempenho e consumo.
No caso do Gol CHT 1000 e CHT 1.6, a válvula termostática escolhida em questão foi a MMVT248.77K da Magneti Marelli (feita em Israel) (77 graus).
- Obs.: para o CHT 1.6 AE e CHT 1000 gasolina é utilizada a mesma. Já CHT a Alcool é usada a final .87 (graus).
- Obs.: Valores para Gol CHTs 1990 a 1996.
- Para Gol AP 1.8 e 2.0 (até 1985 Gasolina) é a MMVT288.80 – álcool MMVT288.95
- Gol AP 1.8, 2.0, 1.6 a partir de 1986 (álcool/gasolina) MMVT288.87K
Observações – Cebolão do Radiador:
Contudo é importante verificar o cebolão do radiador (interruptor térmico), para que a troca de calor seja correta, não basta a válvula abrir, a água deve ser refrigerada no radiador no momento certo pela ventoinha do radiador.
Para saber qual é a Válvula Termostática ideal para o seu carro consulte a tabela da Magneti Marelli.
Como saber se meu carro possui válvula termostática ?
Retire a tampa superior (de metal) para descobrir se seu carro possui ou não a válvula. Na maioria dos casos terá que retirar a água do sistema para poder enxergar a existência dela (ou não).
Instalação da Válvula Termostática:
Primeiramente deverá retirar a mangueira de água que vai para o radiador soltando a abraçadeira com uma chave de fenda. Depois retirar os três parafusos que seguram o joelho onde a mangueira é acoplada. Com isso terá acesso a válvula termostática. Devido ao preço e as juntas recomendo já ter em mãos a válvula nova..
Válvula Termostática instalada:
Contudo, não esqueça de colocar a junta que vem junto com a válvula !
Recomenda-se também trocar a tampa de metal do reservatório de água é o modelo abaixo, custa em torno de R$25,00
Além disso é bom verificar o estado do Tampão de borracha da água, custa em torno de R$9,00 e se não há fissuras no joelho, um novo custa por volta de R$30,00.
Após a Instalação:
Coloque água destilada (água para radiadores) pela abertura da foto acima e pelo reservatório de água, complete com o aditivo (em suas proporções) para manter o sistema em dia, um aditivo de qualidade concentrado custa R$25,00.
Após o abastecimento monte a tampa de metal do reservatório e ligue o carro, observe o nível de água dentro do reservatório, ele vai baixar um pouco (complete se necessário), pois ele estará enchendo o restante das mangueiras, quando o carro chegar no ponto de trabalho de 77 graus verifique se no reservatório de água ela está voltando pela mangueira do radiador, caso esteja é só desligar o carro, tampar o reservatório (plástico) e correr para a estrada !
Como funciona a Válvula Termostática ?
A válvula termostática é um componente instalado geralmente entre o motor e o radiador. Sua função é proporcionar um aquecimento mais rápido do motor e depois manter a temperatura dentro de uma faixa ideal de trabalho, controlando o fluxo de líquido de arrefecimento, do motor para o radiador. (MTE – Thompson)
Funcionamento da Válvula Termostática
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